Banca de DEFESA: THAIS RODRIGUES JORDAO

DATA : 25/03/2022
LOCAL: Remota através da plataforma Meet

ASSOCIAÇÃO ENTRE O PERFIL NUTRICIONAL E A SAÚDE MENTAL DE ENFERMEIROS

Saúde mental; Estado nutricional; Consumo alimentar; Enfermeiros.

A saúde mental é considerada o estado de bem estar físico, mental e social. Os Transtornos Mentais Comuns são caracterizados por sintomas, principalmente, depressivos e de ansiedade, alterando o estado de humor e sentimentos dos indivíduos, variando em gravidade e duração. Condições associadas ao estilo de vida e alimentação saudável, desempenham um papel importante na saúde mental. Este estudo objetivou analisar a associação entre o perfil nutricional e saúde mental de enfermeiros. Trata-se de um estudo transversal descritivo exploratório com abordagem quantitativa. Desenvolvido nas unidades de internação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE),      integrante do Sistema Único de Saúde – SUS, com uma amostra total de 118 enfermeiros. A coleta de dados acorreu entre maio a agosto de 2021. Foram utilizados três instrumentos autoaplicáveis: “Como está sua alimentação”? para avaliação do consumo e hábitos alimentares; “Self Reporting Questionnaire (SQR-20)” para avaliar a saúde mental, e o inquérito sociodemográfico e de estilo de vida. Além destes, os participantes foram avaliados fisicamente em relação ao IMC referido. Foram estimadas frequências absolutas e relativas das variáveis estudadas, seguida da análise bivariada com razão de chances. Também foi estimado um modelo de regressão logística multivariado, com teste de Hosmer e Lemeshow, para identificar quais variáveis influenciam na saúde mental. Para testar a relação entre variáveis explicativas, utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson para independência. Todos os cálculos foram realizados utilizando a linguagem de programação estatística R versão 4.1.0. A prevalência de boa saúde mental e boa qualidade alimentar foi de 78,8% e 41,1%, respectivamente. Apesar do IMC não mostrar valor significativo, a maior parte dos enfermeiros foi  classificada como eutrófica . O estudo evidenciou que (valor-p < 0,05): boa qualidade de alimentar eleva as chances de se ter uma boa saúde mental em relação a qualidade ruim (RC = 8,45; p < 0,01); sensação de cansaço se associou a menores chances de apresentar boa saúde mental em relação aqueles que não tem cansaço (RC = 0,12; p = 0,02); realizar atividades físicas aumentam as chances de ter saúde mental boa em relação a quem não realiza (RC = 3,87; p = 0,04); ser diarista se relacionou com menos chances de ter boa saúde mental em relação a quem não é (RC = 0,28; p = 0,04).  O modelo de regressão logística multivariado apontou para : melhor qualidade alimentar apresentou 13 vezes mais chances de ter uma boa saúde mental (RC = 13,33; p = 0,01); dificuldade para manter o sono relacionou-se a  83% menos chances de ter boa saúde mental em relação a quem não apresenta dificuldades (RC = 0,17; p = 0,01); e ser diarista tem 87% menos chances de apresentar boa saúde mental em relação a quem não é (RC = 0,13; p < 0,01) .

Interna - 1574914 - SUZANA DE OLIVEIRA MANGUEIRA
Externa ao Programa - 1672996 - LUCIANA GONCALVES DE ORANGE
Externa à Instituição - FELICIALLE PEREIRA DA SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 16:51