Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYARA MEDEIROS DUARTE LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYARA MEDEIROS DUARTE LUZ
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Universidade Federal de Pernambuco- ambiente virtual
TÍTULO:

LETRAMENTO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Infantil. Profissionais de Saúde. Letramento em Saúde. Pesquisa-ação. Educação em Saúde. Atenção Primária de Saúde.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

A primeira infância é um período de inúmeros processos na vida de uma criança na aquisição de competências nos domínios social, emocional, cognitivo, motor e linguagem. Nessa fase, as crianças são mais sensíveis e responsivas a estímulos externos que favorecem seu desenvolvimento. Os pais/mães/cuidadores devem apoiar e fornecer estímulos durante o desenvolvimento de dos seus filhos, proporcionando um ambiente favorável à sua progressão de habilidades, isso inclui estabelecer relações afetivas e interações positivas entre pais-filhos, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, entre outros. Os profissionais de saúde da atenção primária são atores essenciais para orientar e conduzir os pais/mães/cuidadores durante esse processo, por meio de visitas domiciliares, consultas de puericultura e atividades educativas em grupo. O objetivo deste estudo é analisar processos de mudanças nos conhecimentos e ações de profissionais de saúde da atenção primária mediante um processo formativo, com foco no letramento em saúde e promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. Trata-se de um estudo de intervenção, com uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se a pesquisa participativa em saúde. A proposta será desenvolvida com/para profissionais de saúde da atenção básica que atuem na vigilância à saúde da criança, na atenção primária à saúde, no município de Passira - PE. A coleta de dados será desenvolvida por meio de quatro etapas, compreendendo: 1) Revisão da literatura; 2) Planejamento da ação educativa; 3) Execução da ação educativa; 4) Avaliação do processo formativo. A revisão da literatura, na modalidade de revisão integrativa, servirá de apoio para o planejamento da ação. O planejamento da ação será pautado em metodologias ativas que envolvam os atores sociais no processo de ensino-aprendizagem e na aplicação de conhecimentos envolvendo as dimensões do letramento em saúde (acesso, compreensão, avaliação e aplicação). Sua execução será em grupos focais operativos para maior envolvimento dos participantes nas atividades de ensino-aprendizagem. A avaliação será realizada durante a execução da ação educativa e após o seu término. Espera-se que a ação educativa alcance resultados positivos na formação do profissional de saúde e que ocorra processos de mudanças nos conhecimentos, habilidades e atitudes para uma melhor prática assistencial à pais/mães/cuidadores e crianças pautadas nos pressupostos do letramento em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Externa ao Programa - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 12:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04