Banca de QUALIFICAÇÃO: GEISIELLY RAQUEL DA CRUZ AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEISIELLY RAQUEL DA CRUZ AGUIAR
DATA : 23/02/2022
LOCAL: gsuite
TÍTULO:

EFEITO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE A AUTOEFICÁCIA MATERNA NA ALIMENTAÇÃO DE MENORES DE DOIS ANOS: ensaio clínico randomizado


PALAVRAS-CHAVES:

Autoeficácia; Nutrição do Lactente; Enfermagem; Educação em Saúde; Tecnologia
Educacional


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Na saúde da criança, os níveis de autoeficácia materna favorecem positiva ou negativamente os cuidados
e, entre eles, a alimentação infantil. A escala de autoeficácia materna na alimentação do lactente permite
identificar a situação de maior dificuldade das mães e direcionar as estratégias de educação em saúde. A
utilização de tecnologia educacional alicerçada nessa escala poderá contribuir com o aumento da
autoeficácia materna e melhores práticas de alimentação infantil. Essa pesquisa tem o objetivo de avaliar
o efeito de uma tecnologia educacional sobre os escores de autoeficácia materna na alimentação de
menores de dois anos. Para o ensaio clínico randomizado será desenvolvida e validada uma tecnologia
educacional alicerçada na escala de autoeficácia materna na alimentação do lactente que posteriormente
será aplicada na intervenção. A amostra para os grupos intervenção e controle será calculada com base no
número de crianças menores de dois anos cadastradas nas unidades básicas de saúde do distrito sanitário
IV do Recife-PE e na estimativa de aumento nos escores de autoeficácia materna após a intervenção. Para
identificar as tecnologias existentes foi realizada uma revisão integrativa. A busca nas bases de dados
SCOPUS, WEB OF SCIENCE, LILACS, MEDLINE, CUIDEN, CINAHL e nas bibliotecas
COCHRANE e SciELO resultou em 22 artigos que respondiam a pergunta “Quais as tecnologias
educacionais para a promoção da alimentação dos menores de dois anos?” As tecnologias mais
evidenciadas nos estudos selecionados foram cartazes educativos, flipcharts, sites, palestras educativas,
aplicativo móvel, demonstrações de culinária, panfletos e folhetos. A pesquisa seguirá as recomendações
do Consolidated Standards of Reporting Trials. A escolha do formato da tecnologia será realizada por
meio de uma enquete que será feita com enfermeiros e mães de crianças menores de dois anos do distrito
sanitário V do Recife-PE, com o intuito de saber qual tecnologia melhor se adequa a prática clínica desses
profissionais e as necessidades de cada mãe. O desenvolvimento e análise de validade da tecnologia
seguirá referencial metodológico específico para o formato determinado. A intervenção educativa com a
tecnologia educacional será realizada com mães de crianças menores de dois anos que formarão o grupo
intervenção. Ambos os grupos estarão expostos às orientações comumente ofertadas pelos profissionais
da saúde nas consultas de puericultura. Os dados serão coletados por meio de formulário com
informações socioeconômicas e maternas; e o pré e pós teste serão realizados aplicando-se a escala de
autoeficácia materna na alimentação do lactente. A avaliação do efeito da tecnologia nos escores de
autoeficácia materna será realizada comparando-se as médias ou medianas dos GI e GC, a depender da
normalidade da distribuição, por meio do teste t-Student ou Mann Whitney. Na comparação intra grupos
será aplicado o teste T pareado ou Wilcoxon. Será adotado nível de significância de 5%. O projeto seguirá
as recomendações da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados desse estudo

poderão possibilitar a utilização de tecnologia educacional válida nas ações de educação em saúde
realizadas com vistas a aumentar os escores de autoeficácia materna na alimentação de menores de dois
anos e promover a saúde infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELSA MARIA DE OLIVEIRA PINHEIRO DE MELO - UA
Externa ao Programa - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA
Interna - 2781358 - CECILIA MARIA FARIAS DE QUEIROZ FRAZAO
Externa ao Programa - 1551372 - JULIANA SOUZA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 10:54
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