Banca de QUALIFICAÇÃO: CARINA GLEICE TABOSA QUIXABEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARINA GLEICE TABOSA QUIXABEIRA
DATA : 30/07/2021
LOCAL: RECIFE
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA SOBRE O CUIDADO DA REDE SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

enfermagem; infecções por coronavírus; jovens em situação de rua; rede social; saúde da criança.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

O cuidado recebido pela criança em situação de rua é essencial para o enfrentamento das dificuldades vivenciadas. A pandemia da covid-19 modificou as dinâmicas relacionais e acesso a serviços socioassistenciais, influenciando esse cuidado. Da interação com o meio, emergem as Representações Sociais do cuidado da rede social, que influenciam atitudes individuais e coletivas que podem interferir no bem-estar e saúde dessa população. O enfermeiro, como cuidador, articulador e educador em saúde pode atuar nesse cenário para identificar, planejar e aplicar linhas de cuidado frente às percepções e necessidades das crianças. Assim, o estudo objetiva analisar as Representações Sociais de crianças em situação de rua sobre o cuidado da rede social durante a pandemia da covid-19.Estudo descritivo, exploratório e qualitativo, ancorado na Teoria de Representação Social e na Teoria de Rede Social de Sanicola. Para aprofundar o estudo da temática foi realizada revisão integrativa da literatura para analisar as práticas de cuidado desenvolvidas pela rede social da criança em situação de rua. A pesquisa nas bases CINAHL, LILACS, PubMed/MEDLINE, Scopus, Wef of Science e na biblioteca virtual em saúde SciELO resultou em 12 estudos na amostra final. Foram identificadas práticas relacionadas ao cuidado, rede social e aos atores que a compõem. Para a dissertação, a amostra será determinada por saturação. A coleta de dados será desenvolvida em ruas, praças, vias públicas ou áreas abandonadas onde se encontram crianças em situação de rua de sete à menos de 12 anos na cidade do Recife-PE. O acesso ao território será possível por meio do apoio de organizações governamentais e não governamentais. Será preenchido um formulário semiestruturado com questões de identificação e sociais e posteriormente solicitado à criança: “Você pode desenhar para mim como as pessoas estão cuidando de você durante a pandemia da covid-19? Durante o desenvolvimento do desenho a criança será estimulada a expressar por palavras o que ela está pensando. Após, a criança será convidada a responder: quais são as pessoas que cuidam de você durante a pandemia da covid-19? As entrevistas serão gravadas, validadas pelos participantes e transcritas num único corpus textual. Será elaborado também o diário de campo para informações complementares. A análise será conduzida pela Análise Hermenêutica Dialética. As sínteses de todas as entrevistas provenientes dessa etapa, serão submetidas a análise de Similitude com o auxílio do software Iramuteq. As anotações do diário de campo serão analisadas para compreender o contexto vivido pela criança no momento da entrevista. A análise do desenho contribuirá para entender a representação social do cuidado. O Mapa de Rede Social será construído a fim de analisar os laços e relações existentes. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. Espera-se que os resultados contribuam com informações acerca dos cuidados e pessoas que cuidam das crianças em situação de rua para subsidiar estratégias de educação em saúde voltadas às crianças em seu autocuidado, aos familiare


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3499541 - ALICE KELLY BARREIRA
Externa ao Programa - 2572261 - ANA PAULA ESMERALDO LIMA
Interna - 1199778 - FRANCISCA MARCIA PEREIRA LINHARES
Notícia cadastrada em: 21/07/2021 09:15
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