Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON SILVA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEFFERSON SILVA BARBOSA
DATA : 29/07/2021
LOCAL: RECIFE

EFEITO DOS REMÉDIOS FLORAIS NO ESTRESSE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À LUZ DE BETTY NEUMAN: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Estudantes do Ensino Médio; Essências Florais; Estresse Psicológico; Teorias de Enfermagem; Betty Neuman

É notável a prevalência de adoecimentos causados pelo excesso dos estressores, que vem crescendo no mundo ocidental. No Brasil, desde 2005, o estresse é considerado uma das principais causas que mais antecedem doenças crônicas como o diabetes e hipertensão, além de doenças isquêmicas cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. O estudante no nível médio integral também perpassa pelo estresse em suas demandas cotidianas de estudo, elevando os índices de estresse que estão ligados diretamente a rotina de estudo que, por vezes, extrapola oito horas diárias em sala de aula. Sabendo da importância deste temática, o Sistema Único de Sáude-SUS, procura ofertar tratamentos efetivos, economicamente acessíveis e menos invasivos para o estresse, isso se solidificou em 2006 com a criação da PNPIC- Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.Os remédios florais do sistema Bach faz parte dessas práticas, sendo uma das terapias vibracionais, de característica sutil. A ação desses remédios consiste em elevar as vibrações do indivíduo e abrir os canais para a recepção do “eu superior” harmonizando o corpo etéreo, mente e o emocional a partir das essências de plantas silvestres. Pela consonância entre os pensamentos de Bach, a Teoria dos modelos de sistemas de Betty Neuman será a condutora de todas as etapas deste estudo a fim de responder a questão norteadora: Qual o efeito dos remédios florais de Bach frente ao estresse de estudantes do ensino médio integrado? Objetivo: Avaliar o efeito dos remédios florais de Bach no estresse dos estudantes do ensino médio integrado ao ensino profissional. Método: Trata-se de um Estudo experimental do tipo ensaio clínico, controlado, randomizado, duplo cego-ECRR. O estudo terá 6 etapas, a primeira, será responsável pelo rastreio dos estudantes que se percebam estressados a partir da escala de estresse percebido (PSS-10) na escola que for sorteada, e posteriormente, serão realizadas com esses estudantes, que se percebem estressados, cinco etapas com intervalo de 21 dias entre as mesmas, nas quais serão ofertadas consultas de enfermagem com a prescrição das essências florais e nova aplicação da escala PSS-10 em cada uma das etapas. Resultados Esperados: Esta pesquisa contribuirá na caracterização do estresse no grupo do estudo, proporcionando as principais causas dos mesmos, isso poderá servir como base para implementações de ações pedagógicas no processo ensino-aprendizagem dos discentes. Além de propor uma intervenção terapêutica que pode ser eficaz no tratamento do estresse dos estudantes.

Interno - 1175072 - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1607666 - ROGELIA HERCULANO PINTO
Externa ao Programa - 2919583 - SUELI MORENO SENNA
Interna - 1131248 - TELMA MARQUES DA SILVA