Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA HELLEN DIAS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARLA HELLEN DIAS SOARES
DATA : 25/06/2021
LOCAL: RECIFE
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM STRICTO SENSU NA MODALIDADE REMOTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
PARA DOCENTES E DISCENTES



PALAVRAS-CHAVES:

Educação a Distância. Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.
Educação em Enfermagem. Educação em Saúde. Educação Superior.



PÁGINAS: 82
RESUMO:

O presente estudo tem o objetivo de compreender as possibilidades e os desafios vivenciados
por docentes e discentes da pós-graduação em enfermagem
stricto sensu, no processo de
educação remota. Trata-se de um estudo descritivo interpretativo de abordagem qualitativa, a
ser realizado em dois Programas de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Enfermagem situados na
região Nordeste do Brasil. A população do estudo será composta pelos docentes e discentes
dos Programas de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal de
Pernambuco, e da Universidade de Pernambuco em associação com a Universidade Estadual
da Paraíba. A seleção dos participantes será realizada com base na técnica de amostragem
intencional. Serão incluídos na amostra: Docentes, dos programas de pós-graduação
stricto
sensu
em enfermagem, que ministram aulas na modalidade remota. Discentes, que
ingressaram nos programas de pós-graduação
stricto sensu em enfermagem até 2021 com
participação em aulas na modalidade remota. Serão excluídos: Docentes e discentes que, por
problemas pessoais, interromperam suas atividades de ensino e de aprendizagem na
modalidade remota, não concluindo a vivência de ensino e aprendizagem em todas as suas
fases. A coleta de dados será realizada utilizando a técnica de triangulação de dados, mediante
aplicação de roteiro de observação dos momentos síncronos e entrevistas com uso de roteiro
semiestruturado, a ser realizada via Plataforma
Google Meet. Os dados de caracterização dos
participantes serão apreendidos por instrumento enviado por e-mail elaborado no
Google
Forms
. O roteiro de entrevista constará de questionamentos subjetivos referentes ao processo
de planejamento, implementação e avaliação do processo ensino-aprendizagem na
modalidade remota. O material será transcrito e enviado aos participantes para validação do
conteúdo. Para a definição do número de participantes que irão compor a amostra será
utilizado o critério de saturação teórica. Os dados serão submetidos à técnica de Análise
Temática de Braun e Clarke composta por seis fases: familiarização dos dados; geração de
códigos iniciais; pesquisa de temas; revisão de temas; definição e nomenclatura de temas e
produção do relatório. Os discursos serão categorizados manualmente. Espera-se, que o
estudo permita compreender as possibilidades e desafios vivenciados por docentes e discentes
da pós-graduação
stricto sensu em enfermagem, no processo de educação remota e possa
contribuir para o desenvolvimento de estratégias, para minimizar tais desafios e
instrumentalizar o desenvolvimento de propostas inovadoras, na construção do conhecimento
crítico e reflexivo. O estudo possibilita desvelar o contexto de produção de conhecimentos e
formação de mestres e doutores em enfermagem e assim, propor modos renovados e criativos

de formar pesquisadores/docentes comprometidos com a qualidade do ensino, mediante a
educação remota. Ademais, poderá explorar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação na formação
stricto sensu e motivar o desenvolvimento na elaboração de arenas
pedagógicas propícias à construção crítica e reflexiva de conhecimentos teóricos
metodológicos, com contribuições para a práxis profissional.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Externa à Instituição - MARIA LUCIA NETO DE MENEZES - UPE
Externa ao Programa - 1426012 - RAFAELA AZEVEDO ABRANTES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 14/06/2021 19:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03