Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MEIRA DE VASCONCELOS XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA MEIRA DE VASCONCELOS XAVIER
DATA : 28/02/2024
LOCAL: PPGENFERMAGEM
TÍTULO:

Efetividade dos simuladores aplicados por professores no conhecimento de adolescentes sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis: ensaio clínico randomizado


PALAVRAS-CHAVES:

Infecções sexualmente transmissíveis; ensaio clínico; saúde do adolescente; tecnologia
educacional; educação em saúde; enfermagem.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é um problema de saúde pública, pois há um aumento considerável das IST entre adolescentes. A rede social deles precisa estar envolvida no seu cuidado à saúde. O uso de simuladores pode ser eficaz no processo ensino-aprendizagem direcionado a prevenção e identificação precoce das IST. Esta pesquisa objetiva avaliar a efetividade de simuladores aplicados por professores no conhecimento de adolescentes escolares sobre infecções sexualmente transmissíveis. Para fundamentar o estudo foi realizada revisão integrativa, nas bases nacionais e internacionais, para analisar as tecnologias educacionais sobre infecções sexualmente transmissíveis voltadas para a educação em saúde de adolescentes. Compuseram a amostra 11 artigos que mencionaram as tecnologias: role-playing, software, website, currículo roteirizado, jogo interativo, brainstorming, apostilas em quadrinhos e oficinas sobre sexualidade. Esta pesquisa será Ensaio Clínico Randomizado implementada em três fases: 1) Desenvolvimento e validade de simuladores de baixa fidelidade com lesões de IST, voltadas a sífilis, papilomavírus humano e herpes simples, que serão apresentadas em modelos anatômicos de vulva, pênis, mãos, boca e língua. O desenvolvimento dos simuladores será alicerçado no referencial de simulação da National League for Nursing/Jeffries. Os simuladores serão submetidos a avaliação de aparência por 20 juízes. A validade de conteúdo da ficha de instrução sobre as lesões das IST dos simuladores será feita por 22 juízes e a avaliação semântica por 12 professores de uma escola pública de Jaboatão dos Guararapes-PE; 2) Construção e validade de instrumento, pré e pós-teste, para avaliar o conhecimento de adolescentes sobre IST. A sua construção será baseada no bloco de conhecimento do inquérito CAP sobre IST do Ministério da Saúde do Brasil e na literatura pertinente. A validade de conteúdo será realizada por 22 juízes e a avaliação semântica por 12 alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública, em Jaboatão dos Guararapes-PE; e 3) Avaliação da efetividade de simuladores com lesões de IST será realizada por adolescentes do ensino fundamental II, das escolas públicas da cidade de Jaboatão dos Guararapes-PE. O estudo clínico iniciará pela randomização por conglomerados das escolas e alocação aleatória dos alunos que participarão do grupo controle e grupo de intervenção. Os dois grupos se submeterão a avaliação pré-teste e, em seguida, apenas o grupo de intervenção, a aula sobre IST, ministrada pelos professores com aplicação dos simuladores. No sétimo e trigésimo dia da intervenção o pós-teste será aplicado à ambos os grupos. Os dados da 1a e 2a etapa serão mensurados pelo teste binomial e pela Coeficiência de Validade do Conteúdo. Na 3a etapa, a homogeneidade entre os participantes dos dois grupos será calculada pelo teste Qui-quadrado ou Exato de Fisher. Os escores do conhecimento dos dois grupos serão estimados pelo modelo de regressão logística. Adotar-se-á intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5%. Os preceitos da Resolução 466/2012 serão respeitados. Espera-se que a aplicação dos simuladores com lesões das IST, pelos professores em sala de aula, nas escolas do ensino fundamental, contribua para melhorar o conhecimento dos
adolescentes escolares voltado a prevenção das IST. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ARACELE TENORIO DE ALMEIDA E CAVALCANTI - UFPE
Presidente - 1131512 - CLEIDE MARIA PONTES
Interna - 1199778 - FRANCISCA MARCIA PEREIRA LINHARES
Externa ao Programa - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA - UFPEExterna à Instituição - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHÃES - UFPI
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 08:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04