Banca de DEFESA: AMANDA DOS SANTOS BRAGA

DISCENTE: AMANDA DOS SANTOS BRAGA
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Plataforma Meet

SUPORTE FAMILIAR E COMPORTAMENTOS DE RISCO PARA ADOLESCENTES ESCOLARES À LUZ DA TEORIA DO PODER COMO PARTICIPAÇÃO CONSCIENTE NA MUDANÇA

Adolescentes; Comportamentos de risco à saúde; Relações familiares; Educação em saúde; Serviços de Saúde Escolar; Enfermagem.

A população de adolescentes é especialmente vulnerável à prática de comportamentos de risco por motivos multifatoriais, complexos e influenciados pelo meio social. Neste aspecto, a família pode agir com função protetora, oferecendo um ambiente de suporte e promoção da emancipação responsável desse público. Este estudo objetivou analisar a relação entre suporte familiar e comportamentos de risco para adolescentes escolares à luz da Teoria do Poder como Participação Consciente da Mudança. Trata-se de uma pesquisa descritiva, correlacional, de delineamento transversal, com abordagem quantitativa dos dados, realizada ao público de adolescentes escolares das cidades de Recife e Caruaru durante o período de junho a agosto de 2023. Constituíram critérios de inclusão para a amostra, possuir faixa etária entre 12 e 18 anos, estar regularmente matriculado em escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco e como critérios de exclusão adolescentes que apresentavam alterações cognitivas, com diagnóstico médico que dificultassem a compreensão do conteúdo dos instrumentos e formulação de respostas, previamente apresentado à coordenação da escola.  Para a coleta de dados foram aplicados 3 instrumentos: um questionário sociodemográfico elaborado pelos pesquisadores, e os instrumentos construídos, validados e consolidados por pesquisadores da área, Inventário de Percepção do Suporte Familiar e Índice de Comportamentos de Risco. A tabulação e análise dos dados foi realizada com auxílio dos softwares Epi Info 3.5.4. e SPSS 21.0., utilizando-se da análise univariada para caracterização dos participantes e de suas famílias e da bivariada para avaliar as correlações e influências entre as variáveis pertinentes aos objetivos do estudo, com o nível de significância de 5% (p<0,05) assumido para todas as análises. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, sob o CAAE: 67889423.7.0000.5208 e parecer de aprovação número 6.074.211. Foi possível evidenciar que o perfil dos estudantes e suas famílias influenciam nas condições de vida e saúde dos adolescentes, além disso, constatou-se que um baixo suporte familiar percebido se associa a um maior envolvimento em comportamentos de risco. As correlações indicam ainda quais fatores sociodemográficos e relacionais dos escolares e de suas famílias possuem maior e menor força de influência. A discussão se baseia no aprofundamento do objeto de estudo de acordo com achados da literatura recente, relacionando-os com os postulados da Teoria do Poder como Participação Consciente na Mudança de Elizabeth Barrett. A investigação conduzida neste estudo demonstrou o grau de influência do suporte familiar na proteção, prevenção e mitigação de comportamentos de risco entre adolescentes escolares, emergindo uma análise acerca da relevância da atuação do enfermeiro e demais profissionais de saúde e educação no desenvolvimento de estratégias para a promoção de um ambiente familiar coerente e coeso, bem como da construção de vínculos dialógicos em espaços que promovam uma emancipação responsável e participação ativa de adolescentes para escolhas pensadas sobre suas questões de vida e saúde.

Externa ao Programa - 3321241 - ANA KARINA MOUTINHO LIMA - nullExterna à Instituição - DORLENE MARIA CARDOSO DE AQUINO - UFMA
Interna - 1132274 - ELIANE MARIA RIBEIRO DE VASCONCELOS
Presidente - 1110261 - ESTELA MARIA LEITE MEIRELLES MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 15:34