Banca de DEFESA: BELARMINO SANTOS DE SOUSA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BELARMINO SANTOS DE SOUSA JUNIOR
DATA : 23/02/2024
LOCAL: Plataforma Meet

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO VOLTADO À PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Prevenção; Lesão por Pressão; Educação em Saúde; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

O ambiente hospitalar proporciona inúmeros riscos à saúde dos pacientes, os quais podem retardar o processo de recuperação. Deste modo, considera-se relevante o papel do profissional enfermeiro na identificação dos fatores que podem acometer a segurança do paciente, bem como na avaliação de medidas preventivas à exposição a riscos e danos relativos ao atendimento de saúde Entre os riscos relacionadas a assistência à saúde em ambientes hospitalares, destacam-se as Lesões por Pressão (LPP), como um dos principais problemas de pele que podem acometer pacientes críticos durante a internação. A incidência de LPP é um problema de saúde pública que impacta a pessoa doente, a família e a coletividade. O estudo em tela possui o objetivo de descrever o processo de construção, validação e avaliação de um jogo educativo voltado à prevenção de lesão por pressão para estudantes de enfermagem. Trata-se de um estudo de cunho metodológico e quase experimental com delineamento quantitativo, desenvolvido em cinco etapas: buscas de evidências científicas; elaboração do jogo; validação de conteúdo e aparência por juízes; avaliação da ludicidade do jogo por acadêmicos de enfermagem; avaliação do conhecimento os acadêmicos relacionados à temática. Para a elaboração do jogo foi realizada uma revisão integrativa da literatura e uma técnica de revisão na literatura cinzenta específicas para jogos e softwares denominada Benchmarking. O jogo do tipo tabuleiro denominado “Pressão Zero” foi elaborado com 12 cartas com cuidados preventivos (cartas de cor verde), 24 cartas com avaliações (carta de cor vermelha); 12 cartas com classificações das lesões (cartas de cor azul), e 7 cartas brancas com estudo de caso clínico totalizando 48 cartas. A definição do número de cartas se deu pela quantidade de conteúdo abordado em cada categoria, de acordo com dados das revisões em conjunto com o instrumento validado - Caliri-Pieper qual foi utilizado para avaliar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem antes e após a intervenção com o referido Jogo. Participaram do estudo 32 acadêmicos. A validação de conteúdo foi realizada com 15 juízes, selecionados por amostragem intencional através de consulta ao currículo Lattes, seguindo a técnica de amostragem tipo "Bola de Neve". A validação de conteúdo considerou 18 itens, e calculados o Índice de Coeficiente de Validade em Nível de Item (I-CVI ≥ 0,80), onde em sua maioria foi de 1,0 com nível elevado de concordância, quanto ao conteúdo e roteiro a concordância apresentou média de 99%. Não houve discordância entre os juízes, assim, os itens foram validados como adequados.

Externa à Instituição - TATIANA MARIA NÓBREGA ELIAS - UFRN
Externa à Instituição - THAÍSE ALVES BEZERRA - UFBA
Externa à Instituição - MICHELE GUEDES DE OLIVEIRA ARAÚJO - UFPB
Externa à Instituição - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA - UFRN