Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFERSON CAETANO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFERSON CAETANO DA SILVA
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Plataforma Meet
EFEITO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA MEDIADA POR CARTILHA NA
AUTOCONFIANÇA DE PROFESSORES PARA ATUAREM EM PRIMEIROS SOCORROS

Educação e Saúde; Primeiros Socorros; Intervenção Educativa; Professores; Pré-escolares; Ensino Fundamental I.

Resumo: Introdução: Acidentes com crianças no ambiente escolar tornou-se uma questão mundial de saúde pública em decorrência do alto risco de mortalidade. Prestar o primeiro atendimento de modo eficaz e consciente é essencial para que haja redução de danos e do risco de morte ao acidentado. No cenário escolar, o professor é o primeiro a ter contato com os escolares no momento de um acidente, sendo a primeira assistência prestada por ele até a chegada de um socorro especializado ou até a transferência da criança a um centro de atendimento hospitalar. É necessário, portando, que o professor possua competência e autoconfiança no manejo de acidentes com crianças no ambiente escolar, sendo as tecnologias educacionais como as cartilhas, um recurso útil para este fim. Objetivo: Avaliar o efeito de uma tecnologia educativa mediada por cartilha, na autoconfiança de professores da educação infantil e fundamental I para atuarem em primeiros socorros. Método: Terá como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa e consistirá em um estudo quase experimental, prospectivo, comparativo do tipo antes e depois. Será realizado após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa e terá como cenário as escolas creches, consistidas por alunos pré-escolares e do fundamental I do Distrito Sanitário IV da GRE Sul do Recife. A população será os professores que atuem diretamente com esse público e a amostra será definida após a obtenção da relação das escolas com o número de professores que foi solicitado a Secretaria Municipal de Educação do Recife. A intervenção consistirá em um ensaio comparativo antes e depois. No primeiro momento, será apresentado os objetivos da pesquisa, assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e dinâmica de integração do grupo. No segundo momento será realizada a identificação do diagnóstico situacional aplicando o questionário de dados sociodemográficos e o pré-teste, sendo este composto pela Escala Visual Analógica e pelo questionário de avaliação do conhecimento de professores para atuarem em primeiros socorros. O terceiro momento corresponderá a implementação da intervenção educativa com a cartilha impressa para leitura dos professores e o quarto momento designará a realização do pós-teste e da avaliação do encontro imediatamente após a intervenção. Durante a análise estatística, os dados serão importados para o Software R versão 4.0.5, R Core Team, na avalição teórica será utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxone e a magnitude de efeito da intervenção educativa será calculada pelo G de Cohen. A pesquisa possui boa viabilidade técnica e financeira e será desenvolvida de acordo com os preceitos éticos legais da Resolução Nº 466/2012. Como risco a pesquisa pode gerar alguma situação desconfortável, como risco de cansaço mental devido a leitura e a necessidade de pensamento crítico e, como benefício, a oferta de geração de conhecimento sobre primeiros socorros. Resultados: Espera-se por meio desta pesquisa identificar o efeito da cartilha educativa na mudança dos escores de autoconfiança dos professores em manejar primeiros socorros com pré-escolares e alunos do fundamental I, como também contribuir para que as tecnologias educacionais sobre primeiros socorros sejam incorporadas a grade curricular da formação de professores escolares.

Externa à Instituição - REGINA CÉLIA SALES SANTOS - UFAL
Externo ao Programa - 1744740 - CARLOS RENATO DOS SANTOS - nullExterno ao Programa - 3112882 - MILTON IGNACIO CARVALHO TUBE - nullPresidente - 2161517 - VANIA PINHEIRO RAMOS
Interna - 2504602 - VILMA COSTA DE MACEDO
Externa ao Programa - 3477866 - VIVIANE CRISTINA FONSECA DA SILVA JARDIM - null