Banca de DEFESA: FELIPE NEVES COUTINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE NEVES COUTINHO
DATA : 27/06/2022
LOCAL: Sala de Teleconsultores - 2º andar (NUTES), Hospital das Clínicas da UFPE

SÍNTESE E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTICÂNCER E ANTIPARASITÁRIAS DE NOVOS DERIVADOS HÍBRIDOS ISOXAZOLINA AZA-BICÍCLICA/TIAZOL E DERIVADOS DI-FENIL ISOXAZÓIS

2-isoxazolina. Isoxazol.Tiazol.Anticancer.Leishmaniose. Trypanosoma cruzi.

Os isoxazóis e derivados são heterocíclicos de grande relevância na química medicinal, por apresentarem atividades como anti-inflamatória, anticâncer e antiparasitária, além de estarem presentes em fármacos comerciais. Outro heterociclo de grande interesse é o tiazol, o qual tem demonstrado importantes atividades anticâncer e leishmanicida, sendo estas atividades potencializadas por grupamentos hidrazonas e hidrazidas gerados na formação do tiazol. Em nosso Grupo de Pesquisa (LASOF), o núcleo 2-isoxazolina aza-bicíclica foi desenvolvido tendo sido aplicado na obtenção de vários derivados, dentre os quais a 2-isoxazolina/hidrazona tem apresentado promissora atividade antichagásica. Dentro da cooperação CAPES/COFECUB, o grupo de pesquisa IICiMed – IRS2, da Universidade de Nantes, possui grande expertise na síntese de compostos heterocíclicos inibidores da enzima LmCK1, um excelente alvo na pesquisa da atividade leishmanicida. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi a síntese, elucidação e avaliação das atividades anticâncer e antiparasitária dos novos híbridos 2-isoxazolina-aza-bicíclo/tiazol e o dos novos compostos heterocíclos diaril-isoxazóis. A metodologia de síntese aplicada para a obtenção dos híbridos foi a cicloadição 1,3 dipolar entre óxidos de nitrila CEFNO (dipolo) com distintas enamidas endocíclicas (dipolarófilo) e posterior ciclização de tiossemicarbazonas para formação do núcleo tiazol. Para a formação do núcleo diaril-isoxazol, foi realizada a cicloadição 1,3-dipolar do CEFNO com acetilenos, assim como a ciclização de β-ceto-enol com hidróxido de amônio, sendo esta a que possibilitou a formação do composto final, com modificações no éster em C3 para a obtenção de derivados aminados. Portanto, duas séries distintas foram sintetizadas neste trabalho, novos híbridos 2-isoxazolina-aza-biciclo/tiazol e os novos compostos heterocíclicos diaril-isoxazol foram sintetizados e elucidados por espectroscopia (RMN 1H e 13C, FT-IR e massas) e seus características físico-químicas foram determinadas. Na avaliação da atividade anticancerígena, dois compostos se destacaram contra as células NCI-H292 e Jukart com IC50 próximo à doxorrubicina. Atividade leishmanicida foi alcançada contra L. amazonensis e L. infantum, demonstrando um composto com SI superior à miltefosina, contra a forma promastigota de L. amazonensis. Anti-T. cruzi foi mais promissor, onde a maioria dos compostos apresentou excelente atividade com recomendação para avaliação in vivo dos 4 compostos testados.

Externa à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA DE OLIVEIRA - UFC
Externa à Instituição - ALEXANDRA DASSONVILLE-KLIMPT
Externo à Instituição - CHRISTIAN CAVÉ
Externo à Instituição - RONALDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA - UFRPE