Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINE LEAL RODRIGUES SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE LEAL RODRIGUES SOARES
DATA : 09/05/2022
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FARMACOLÓGICO DO EXTRATO ETANÓLICO BRUTO DE Calotropis procera (Aiton) W.T. Aiton.

Apocynaceae, Inflamação, Câncer, Antimicrobiano, Lesão pulmonar aguda

Com altos índices de efeitos colaterais dos fármacos atuais para tratamento de doenças inflamatórias, cancerígenas e microbianas, a busca por compostos, especialmente naturais, que sejam seletivos e ativos para essas atividades tem crescido no meio científico.  Dentre eles, extratos brutos da espécie Calotropis procera têm se mostrado efetivos por apresentarem atividades anti-helmíntico, hepatoprotetor, antitumoral, antimicrobiano, anti-inflamatória, antioxidante e anticonvulsivante. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial anticancerígeno, anti-inflamatório e antimicrobiano do extrato etanólico bruto de folhas de Calotropis procera (Aiton) W.T. Aiton. A coleta do material vegetal foi realizada litoral do município de cabedelo, Paraíba. Após a obtenção do extrato etanólico bruto avaliou-se o perfil fitoquímico e o doseamento dos fenóis totais, flavonoides e proantocianidinas a fim de determinar e quantificar os metabólitos secundários A atividade antioxidante in vitro da C. procera foi avaliada pelos métodos de sequestro dos radicais livres DPPH, ABTS e CAT. Os ensaios biológicos in vitro foi realizado por meio da atividade antimicrobiana de cepas gram-positivas, negativas e álcool-ácido-resistente, citotoxicidade frente a células tumorais e normais, atividade hemolítica em eritrócitos humanos e atividade anti-inflamatória in vitro com macrófagos murinos. A atividade biológica in vivo foi realizada por meio da lesão pulmonar aguda induzida por LPS. O extrato EEBCP apresentou um rendimento de 7,6%, com a presença de compostos fenólicos, flavonóides e proantocianidinas na sua composição. O extrato apresentou uma atividade antioxidante significativa pelo ensaio da capacidade antioxidante total (CAT) de 62,05 % ± 0,9,com valores similares ao encontrado no controle positivo. O EEBCP foi seletivo para as linhagens leucêmicas Hl-60 e K562 com CI50 de respectivamente, 29,46 ± 0,5 μg/mL e 26,79 ± 0,4 μg/mL, além de não apresentar atividade significativa nas células normais testadas e nos eritrócitos humanos. Na atividade antimicrobiana, o EEBCP apresentou uma alta atividade antibacteriana para a espécie Mycobacterium smegmatis com CMI de 8 μg/mL e CMB de 32 μg/mL. Para as espécies gram-positivas Staphylococcus aureus e Bacillus subtilis, o extrato apresentou uma atividade moderada com CMI de 256 μg/mL para ambas as espécies e CMB de 256 μg/mL e 128 μg/mL, respectivamente. O extrato apresentou uma atividade anti-inflamatória in vitro para os macrófagos murinos com redução dos níveos de NO nas concentração de 1,56 μg/mL, 3,12 μg/mL, 6,25 μg/mL e 12,5 μg/mL em 75,4%, 76,72%, 73,48% e 65,7%, respectivamente comparado ao controle LPS (+). Na atividade anti-inflamatória sobre a lesão pulmonar aguda, o pré-tratamento com o extrato de C. procera nas doses de 50, 100 e 200 mg/kg diminuiu significativamente o percentual de leucócitos totais no lavado broncoalveolar (LBA) dos animais com LPA em relação ao controle lesionado, em especial, de neutrófilos, monócitos linfócitos e eosinófilos. O pré-tratamento também foi capaz de diminuir a atividade da enzima mieloperoxidase (MPO), do pulmão dos animais tratados, e os níveis de óxido nítrico no LBA desses animais. A partir dos resultados obtidos nesse trabalho, pode-se concluir que o extrato etanólico de Calotropis procera apresenta baixa toxicidade e seletividade para os ensaios analisados, fundamentando o seu uso popular por suas capacidades antioxidante, antimicrobiana e anti-inflamatória, tornando-o um alvo terapêutico promissor que deve ser mais profundamente investigado.

Externa à Instituição - IVANA MARIA FECHINE - UEPB
Externa ao Programa - 1262835 - CRISTIANE MOUTINHO LAGOS DE MELO
Presidente - 1132497 - MARIA BERNADETE DE SOUSA MAIA
Notícia cadastrada em: 02/05/2022 11:19