Banca de DEFESA: MIGUEL WILSON REGUEIRA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIGUEL WILSON REGUEIRA RIBEIRO
DATA : 24/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:
Desenvolvimento analítico para quantificação do teor dissolvido de Olanzapina comprido revestido por espectrofotometria de absorção ultravioleta/visível (UV/VIS)

PALAVRAS-CHAVES:

validação , espectrofotometria , desenvolvimento analítico


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Devido à preocupação de saúde pública sobre a doença emocional provocada pela esquizofrenia, caracterizada pelo transtorno bipolar e qualificada por comportamentos positivos e negativos, a agência de saúde, no Brasil instituída pelo Ministério da Saúde – MS, vem promovendo tratamento que proporcione ao paciente eficácia e baixo efeito colateral (extrapiramidal). Assim, a Olanzapina é a primeira droga utilizada por apresentar poucos efeitos extrapiramidais, bem como é utilizada para tratar de pacientes refratários aos tratamentos convencionais. Para garantir a segurança do paciente, estudos laboratoriais são necessários para assegurar a porção do fármaco disponível para absorção do organismo. Dentre os ensaios, a dissolução é um teste de performance que avalia a quantidade de fármaco dissolvido em determinado tempo. Na monografia americana USP, assim como em outros artigos científicos, é utilizada a técnica de determinação da dissolução por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) para quantificar o teor de fármaco dissolvido. Tal técnica, apesar da alta sensibilidade, apresenta como desvantagens a utilização de solventes orgânico tóxicos, equipamentos de alto custo e alta complexidade. Assim, a metodologia analítica desenvolvida por espectroscopia ultravioleta/visível (UV/VIS) deverá proporcionar resposta imediata, baixo custo na aquisição e mantenimento dos equipamentos e baixa complexidade na operação e geração dos dados, devendo demonstrar que produz resultados confiáveis e adequados à finalidade a que se destina mediante a validação analítica.

 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAIO CÉSAR DE ANDRADE RODRIGUES SILVA - UFPE
Interno - 1666905 - JOSE LAMARTINE SOARES SOBRINHO
Presidente - 1666877 - MONICA FELTS DE LA ROCA SOARES
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 10:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02