Banca de DEFESA: ISABEL SOUSA ALCÂNTARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL SOUSA ALCÂNTARA
DATA : 04/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Estudo da atividade gastroprotetora do sumo e extrato hidroetanólico das cascas do fruto de Plinia peruviana(Poir.) Govaerts (MYRTACEAE)



PALAVRAS-CHAVES:

Plinia. Gastroproteção. Plinia peruviana.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Plinia peruviana é conhecida na etnomedicina como “jaboticaba” e é utilizada no tratamento de diarreia e problemas respiratórios. Este estudo avaliou a atividade gastroprotetora do sumo (SPP) e extrato hidroalcóolico de Plinia peruviana (EHPP). O SPP após obtido foi solidificado e liofilizado, enquanto que o EHPP foi preparado a partir das cascas por meio da técnica de percolação e liofilização. A análise química foi realizada por CLAE. A toxicidade aguda do SPP e EHPP foi estimada por via oral (5000 mg/kg/) e o efeito gastroprotetor foi determinado por meio de modelos de lesões gástricas induzida por etanol absoluto, etanol acidificado e indometacina em camundongos. Os possíveis mecanismos de ação envolvidos na atividade gastroprotetora avaliados foram: receptores histamínicos (H2), noradrenergicos α2, ação do óxido nitrito, dosagem nitrito e nitrato, canais de potássio ATP-dependentes, prostaglandinas, muco aderido a mucosa, grupamentos sulfidrílicos e mieloperoxidase. Também foi visto o efeito do SPP e EHPP na motilidade intestinal. No efeito gastroprotetor o SPP e EHPP apresentaram atividade significativa em todas as doses testadas (100, 250 e 500 mg/kg), em comparação com o controle negativo. O SPP e EHPP não atuaram como barreira física. A dose de 100 mg/kg mostrou que o efeito gastroprotetor do SPP e EHPP envolvem a participação na ativação dos receptores noradrenergicos α2, ação do óxido nitrito, prostaglandinas, muco aderido a mucosa, grupamentos sulfidrílicos e mielopeoroxidase. Os resultados obtidos demonstraram que o SPP e EHPP apresenta potencial gastroprotetor. O efeito do EHPP em parte, podem estar relacionadas ao ácido gálico, identificado entre os constituintes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2207994 - ALMIR GONCALVES WANDERLEY
Externa à Instituição - ANITA OLIVEIRA BRITO PEREIRA BEZERRA MARTINS - URCA
Externa à Instituição - HELIDA MARIA DE LIMA MARANHAO BRASILEIRO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 10/01/2022 15:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01