Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIARA THATIANA XAVIER NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIARA THATIANA XAVIER NUNES
DATA : 18/04/2024
LOCAL: Departamento de Fisioterapuia
TÍTULO:

REPERCUSSÕES TARDIAS DA COVID-19 NA DISTRIBUIÇÃO COMPARTIMENTAL DOS VOLUMES DA CAIXA TORÁCICA, FUNÇÃO RESPIRATÓRIA, CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Idoso; Capacidade funcional; Função pulmonar; Pletismografia optoeletrônica.



PÁGINAS: 41
RESUMO:

Introdução: Após a fase aguda da COVID-19, alguns indivíduos podem apresentar sintomas persistentes como fadiga, dispneia e intolerância aos exercícios.  Porém, ainda existem lacunas na literatura com relação às repercussões tardias dessa doença com relação a função respiratória, capacidade funcional e qualidade de vida em idosos. Objetivo: Comparar a mobilidade e espessura diafragmática, distribuição compartimental dos volumes da caixa torácica, função pulmonar, força muscular respiratória, capacidade funcional submáxima e qualidade de vida entre idosos com COVID-longa e idosos que não tiveram a COVID-19. Método: Estudo de caso-controle, com amostra não probabilística que será desenvolvido no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A amostra será composta por idosos de ambos os sexos, acima de 60 anos que foram acometidos pela COVID-longa e idosos que não tiveram a COVID-19. A distribuição compartimental dos volumes da caixa torácica será analisada através da pletismografia optoeletrônica. Também será analisada a mobilidade e espessura diafragmática, função pulmonar e a força muscular respiratória. A qualidade de vida será mensurada pelo questionário Short-form-36 (SF-36) e a capacidade funcional submáxima através do teste de caminhada de seis minutos, de acordo com as diretrizes da American Thoracic Society (ATS). Resultados esperados: Espera-se que os dados obtidos contribuam para a compreensão das alterações respiratórias e funcionais dos idosos com COVID-longa e facilite o desenvolvimento de diretrizes clínicas e programas de reabilitação específicos para esse público, visando minimizar o impacto das sequelas tardias causadas pela COVID-19.



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2581397 - DANIELLA CUNHA BRANDAO
Externa ao Programa - 3344367 - BRUNA THAYS SANTANA DE ARAUJO - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06