Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYANE SANTANA PEREIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYANE SANTANA PEREIRA COSTA
DATA : 22/08/2023
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

Efeitos fisiológicos do posicionamento de lateralização corporal sobre a ventilação regional e cinesiologia diafragmática ultrassonográfica: estudo preliminar para inovação em saúde e desenvolvimento tecnológico.


PALAVRAS-CHAVES:

Voluntários Saudáveis; Posicionamento do Paciente; Ventilação Pulmonar.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Introdução: O posicionamento corporal terapêutico tem sido frequentemente utilizado no ambiente hospitalar para melhorar a oxigenação. Entre as diferentes posições, sugere-se a terapia de lateralização para melhorar a função pulmonar localmente, posicionando a região do tórax de interesse para cima para reduzir o efeito da gravidade. No entanto, ainda há lacunas na descrição dos efeitos da lateralização do corpo na aeração e ventilação pulmonar entre as regiões não dependentes e dependentes da gravidade e na mobilidade diafragmática. Objetivo: Analisar os efeitos agudos da lateralização corporal na aeração e distribuição da ventilação pulmonar, em comparação com a posição supina, em indivíduos saudáveis. Além disso, foi avaliado o efeito do posicionamento corporal na cinética do diafragma. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado do tipo crossover, realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). A amostra foi composta por 30 voluntários saudáveis, com idade entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos. A mudança de posição corporal foi realizada utilizando a cama Multicare (Linet, Slané, Praga). A ventilação pulmonar e a aeração foram avaliadas com o tomógrafo de impedância elétrica (TIE) Enlight 1800 (Timpel Medical, São Paulo, Brasil). As imagens da TIE foram segmentadas em quatro regiões de interesse (ROIs: anterior direita [AD], posterior esquerda [AE], posterior direita [PD] e posterior esquerda [PE]). A mobilidade do diafragma foi quantificada por ultrassonografia diafragmática em supino e lateral através do software PACS-DICOM. O efeito da lateralização corporal na aeração pulmonar regional foi avaliada utilizando o teste One-Way ANOVA e posthoc de Tukey. A interação entre a distribuição da ventilação regional e a posição corporal foi avaliada usando o teste Two-Way ANOVA. As diferenças foram consideradas significativas quando o valor de P < 0,05. Resultados Esperados: O posicionamento de lateralização corporal a 30º aumentará a aeração pulmonar e reduzirá a distribuição da ventilação nas regiões não dependentes da gravidade. A mobilidade diafragmática será menor em PLC comparada a posição supina no hemitórax posicionado para cima. Haverá uma forte correlação entre a mobilidade diafragmática e a distribuição da ventilação no hemitórax posicionado para cima.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1132476 - ARMELE DE FATIMA DORNELAS DE ANDRADE
Presidente - 1900364 - SHIRLEY LIMA CAMPOS
Externa à Instituição - TANIA FERNANDES CAMPOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 15:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07