Banca de DEFESA: JOEBSON MAURILIO ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOEBSON MAURILIO ALVES DOS SANTOS
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Online

ENSAIOS EM ECONOMETRIA ESPACIAL: APLICAÇÕES EM ECONOMIA DA SAÚDE, ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO E EM ECONOMIA DO CRIME

Endogeneidade. Econometria espacial. Variável instrumental. Avaliação de Impacto. Efeito spillover

Esta tese aborda a relevância do espaço no estudo de diversos fenômenos de ordem social, econômica, entre outros, à medida que com a observação dos diversos padrões de comportamento através do espaço é possível investigar as diversas dimensões da interação humana e como isto pode estar relacionado com os fenômenos que são objeto de estudo. Sendo assim, foram realizadas três aplicações onde a influência das características ou interações através do espaço se mostraram de extrema relevância para se obter resultados consistentes dos modelos proposto ao longo desta tese. No capítulo 2, investigou-se como a variação exógena do clima pode afetar a dinâmica da disseminação da COVID-19 nos estados brasileiros. Para isso, foi empregado um painel diário dos casos confirmados da COVID-19 referentes a primeira fase da pandemia onde ainda não havia muitas políticas de intervenção para combater a propagação do SARS-CoV-2. Além disso, controlou-se a influência de diversas características dos estados que podem ter influência nas taxas referentes à COVID-19. Os resultados mostraram que estados que apresentam maior temperatura, maior quantidade de incidência solar e maior umidade relativa do ar, apresentam menores taxas diárias de prevalência da COVID-19. No capítulo 3, buscou-se mensurar o impacto dos repasses voluntários do governo federal para realização de obras públicas sobre a probabilidade de paralisação destas. Devido à endogeneidade presente nos dados, foi feito uso do alinhamento partidário comum entre governo municipal e federal com o objetivo de eliminar a endogeneidade citada. Os resultados mostraram que considerando a filiação partidária em comum entre governos como instrumento, quanto maior o montante de repasses do governo federal para o municipal, menor a chance de uma obra pública ser paralisada mesmo considerando a influência de spillovers espaciais das covariáveis e diversas mudanças na especificação econométrica. No capítulo 4, avaliou-se o impacto de um programa de segurança pública do governo federal denominado Em Frente, Brasil. Aqui, utilizou-se a abordagem de diferenças em diferenças para mensurar o efeito causal do EFB sobre as taxas de homicídios ocorridos nos municípios brasileiros. Todavia, recentes descobertas empíricas mostraram que caso não haja o devido controle de possíveis spillovers espaciais do programa, os estimadores obtidos por pela abordagem DiD podem ser enviesados e inconsistente. Os resultados obtidos, levando em consideração os efeitos indiretos da política, mostraram que o EFB reduziu as taxas de homicídios nos municípios tratados em aproximadamente 17%.

Externo à Instituição - DIEGO FIRMINO COSTA DA SILVA - UFRPE
Externo à Instituição - EDILBERTO TIAGO DE ALMEIDA - UFBA
Externo à Instituição - JULYAN GLEYVISON MACHADO GOUVEIA LINS - UFBA
Interno - 1121325 - RAUL DA MOTA SILVEIRA NETO