Banca de DEFESA: ADRIANO LOPES DE SOUZA

DISCENTE : ADRIANO LOPES DE SOUZA
DATA : 17/11/2021
LOCAL: videoconferência

ACESSO ESPACIAL AO EMPREGO E OPORTUNIDADES: UM ESTUDO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

Mismatch Espacial; Acessibilidade ao Emprego; Variável Instrumental.

A infraestrutura de uma cidade é de grande importância para seu mercado e economia, proporcionando a seus habitantes as condições para moradia, transporte, trabalho e muito mais. Assim sendo, a qualidade da infraestrutura urbana possui impactos diretos e indiretos na vida dos agentes econômicos que se utilizam desta, podendo ser fatores relevantes para o aumento ou redução de suas produtividades, suas escolhas de moradia, de emprego e até de suas performances no mercado de trabalho como um todo.  Na área de Economia Urbana tem surgido vários trabalhos que investigam os mecanismos e as relações de diversos fatores da infraestrutura das cidades e seus mercados de trabalho, suas organizações residenciais, seus sistemas de transporte, entre outros. Particularmente importante nesse tipo de investigação, é o conceito de mismatch espacial, uma desconexão espacial entre os trabalhadores e as oportunidades de trabalho de uma dada região, ou seja, quando uma restrição física, como a falta de meios de transporte, reduz a capacidade do trabalhador de acessar o mercado de trabalho e, consequentemente, afeta negativamente seu desempenho neste mercado. Neste sentido, esta dissertação realiza uma análise, empregando uma estratégia empírica, da relação entre o mismatch espacial e os resultados do mercado de trabalho na Região Metropolitana do Recife (RMR), de forma a medir o impacto que a acessibilidade aos centros de emprego da região tem sobre a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho. Para tal, foi verificado o quanto o nível de acessibilidade impacta as probabilidades de um agente econômico estar desempregado, procurando emprego ou trabalhando na informalidade. Além disso, foi também levado em consideração características dos indivíduos tais como sexo, idade, cor ou raça, nível de escolaridade, estado civil e se a pessoa é ou não a chefe da família, para melhor compreender os efeitos analisados entre diferentes grupos. Os resultados do estudo apontam que, para os residentes da região, a acessibilidade possui um impacto positivo na probabilidade de participação do mercado, negativo na probabilidade de estar empregado informalmente e não significativo na probabilidade de estar desempregado.

Externo à Instituição - DIEGO FIRMINO COSTA DA SILVA - UFRPE
Interno - 1121325 - RAUL DA MOTA SILVEIRA NETO
Externa ao Programa - 1645903 - ROBERTA DE MORAES ROCHA
Notícia cadastrada em: 17/11/2021 19:46