Banca de DEFESA: JEFFERSON VIEIRA BRITO DA HORA

LOCAL: Sessão virtual

PRODUTIVIDADE, MÁ ALOCAÇÃO DE RECURSOS E EMISSÃO

DE POLUENTES

Produtividade Total dos Fatores - PTF. Má alocação de recursos.
Alocação eficiente. Emissões de poluentes. Dados a nível de firma.

Compreender as diferenças de produtividade entre os países é um dos problemas centrais da Ciência Econômica, em virtude de sua influência nos padrões de vida da população. Simultaneamente, as questões ambientais tornam-se cada vez mais relevantes, devido à necessidade de mitigação das emissões de gases de efeito estufa e do combate ao aquecimento global, exigindo a integração entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Portanto, esta dissertação tem como objetivo incorporar as emissões de poluentes das firmas na investigação da má alocação dos recursos - misallocation, avaliando os potenciais ganhos de produção e a variação da quantidade de poluentes emitidos, quando os fatores de produção são alocados de forma eficiente. A partir das informações financeiras das empresas de capital aberto brasileiras e dos dados de emissões de gases de efeito estufa, a metodologia de Hsieh and Klenow (2009) é estendida, incorporando a emissão de poluentes nos cálculos. Observa-se que o grau de misallocation de 2022 está no mesmo patamar de 2010, todavia, há uma melhora na alocação eficiente nos anos mais recentes, com os potenciais ganhos de produção, após equalização dos produtos marginais das firmas, diminuindo de 181% para 71%, entre 2015 e 2022. Na avaliação do comportamento das emissões de poluentes, com a eliminação do misallocation, foi verificado que, para o ano de 2022, não só ocorreriam ganhos de produção da ordem de 30%, como a quantidade de poluentes por produto também diminuiria 31%. O green misallocation é obtido quando, na avaliação da má alocação dos recursos, os poluentes gerados já são incorporados nas funções de produção das empresas. Com realocação verde hipotética, verificam-se reduções substanciais nas emissões por produto, com a quantidade de poluentes caindo pela metade, contudo, a um custo muito elevado, pois o produto total é reduzido para apenas 10% de seu valor observado.

Externo à Instituição - DIOGO BAERLOCHER CARVALHO
Interno - 3340336 - HENRIQUE VERAS DE PAIVA FONSECA
Presidente - 2145848 - PAULO HENRIQUE PEREIRA DE MENESES VAZ
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 16:33