Economia de Gênero, Modelos de Gênero, STEM, Ceará, Educação
Profissional.
Entender os fatores que podem influenciar a disparidade entre gêneros na educação e no
mercado de trabalho, principalmente no campo de exatas, é primordial para os formulado-
res de políticas públicas. Nesse sentido, considerável parcela da literatura de Economia de
Gênero foca em analisar os impactos da existência de uma referência positiva do mesmo
gênero para estudantes em escolas e em universidades. Mais especificamente, existem mui-
tos estudos na literatura internacional que abordam o impacto do gênero dos docentes
nas escolhas e desempenho dos alunos, mas poucos no Brasil. O presente trabalho busca
analisar como os papeis de gênero, na forma de professores, influenciam a escolha do curso
técnico dos estudantes no ensino médio profissionalizante no Ceará, Brasil. Para isso, foi
utilizado o conjunto de dados do Censo Escolar, de 2007 a 2017. Por meio de Modelos
de Regressão Linear com Efeitos Fixos, busca-se alcançar o objetivo explorando abor-
dagens que levam em consideração a exposição dos estudantes ao gênero dos docentes,
anteriormente ao momento da escolha do curso. Os resultados indicam que não há efeitos
significativos da correspondência de gênero aluno-docente para mulheres na área STEM
(Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Além disso, também não há efeitos sig-
nificativos dessa relação para homens, considerando todas as áreas analisadas.