Banca de DEFESA: RUBENS LOPES PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUBENS LOPES PEREIRA DA SILVA
DATA : 25/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CCSA
TÍTULO:
Três ensaios sobre a relevância da infraestrutura de acessibilidade de transporte: 
Tamanho do mercado de trabalho, contágio da Covid-19 e faltas escolares

PALAVRAS-CHAVES:
Três ensaios sobre a relevância da infraestrutura de acessibilidade de transporte: 
Tamanho do mercado de trabalho, contágio da Covid-19 e faltas escolares

PÁGINAS: 86
RESUMO:
O deslocamento diário ainda é parte central do dia a dia de muitos trabalhadores, mesmo com a 
pro- geração de oportunidades de teletrabalho (SANDOW, 2011). Para muitos que vivem em áreas
rurais e na periferia dos grandes centros, a possibilidade de deslocamento de longas distâncias é
uma alternativa valiosa à emigração (GREEN et al., 2019; HAM, 2002). Como um melhor transporte
pode oferecer aos trabalhadores acesso a um mercado de trabalho maior (BJARNASON, 2014),
pode-se argumentar que a falta de investimento em a infraestrutura de transporte é um obstáculo
importante para uma melhor adequação ao mercado de trabalho. Na verdade, a literatura tem afi-
rmado que uma melhor rede de transporte melhora o emprego principalmente em áreas urbanas
(ZENOU, 2000; COOMBES; CASADO-DÍAZ, 2005; BASTIAANSSEN; JOHNSON; LUCAS, 2022).
Muita pesquisa tem sido feita para mostrar a interação entre viagens de longa distância e acesso dos 
trabalhadores a oportunidades de trabalho para o mundo desenvolvido (SANDOW, 2008; SILVA;
JOHN- FILHO; WADE, 2011; BOUSSAUW; NEUTENS; WITLOX, 2012). Estudos descobriram que os
trabalhadores dispostos a enfrentar deslocamentos mais longos para ter melhor acesso a
oportunidades de trabalho, maiores ganhos e aluguel mais barato. Há fortes razões, no entanto,
para acreditar que essas relações são mesmo mais acentuada nos países em desenvolvimento.
Na África do Sul, por exemplo, a forma das cidades tem sido amplamente afetada por políticas de
segregação de antes e durante a era do Apartheid. Trabalho op- as oportunidades geralmente estão
localizadas longe das casas dos trabalhadores, principalmente para os sul-africanos negros. Isso
criou altos custos de deslocamento, tanto em termos de despesas quanto de tempo de viagem. De
acordo com Pesquisa Nacional de Viagens de 2003, sul-africanos negros gastaram quase o dobro
do trajeto médio tempo de um trabalhador americano em 2002. Uma década depois, o 2013 South
African National Travel A pesquisa informou que o tempo médio de deslocamento aumentou em
14 minutos adicionais para negros e brancos sul-africanos (KERR, 2017). Na China, as últimas
décadas foram marcada pela rápida urbanização e expansão da motorização. Devido ao rápido
crescimento econômico e grandes movimentos migratórios para as áreas metropolitanas da China,
a lacuna no desenvolvimento do transporte tem se ampliado entre áreas desenvolvidas e
subdesenvolvidas. Investimento em transporte soluções no leste da China tem sido historicamente
muito maior do que no centro e oeste regiões. Além disso, a diferença de renda dos residentes
chineses resultou em uma estratificação baseada em classe de opções de moradia na China, já
que trabalhadores de alta renda são mais propensos a aceitar deslocamentos mais longos para
atender suas preferências residenciais (LI et al., 2019). Na América Latina, após um período 11 de
políticas de substituição de importações e intenso crescimento populacional das décadas de 1930 a
1970, o nova liberalização econômica e desenvolvimentos orientados para a exportação na década
de 1980 melhoraram o acesso às novas tecnologias nas áreas de telecomunicações e transporte
(ROWE; BELL, 2018). Com um influxo de novos investimentos internacionais, empreendimentos em
larga escala e principalmente baseados em recursos naturais os territórios começaram a aparecer
distantes dos principais centros metropolitanos da época (Nações Unidas, 2013). Esses desenvolvi-
mentos provocaram transformações que remodelaram tanto o mercado de trabalho quanto o o
cenário de infraestrutura dos países latinos desde então.
Ao estudar a história do Brasil, notamos que a combinação de transporte precário infraestrutura e 
população de baixa renda produziram, ao longo dos anos, um padrão de cidades com alta
densidade e custos de deslocamento notavelmente altos (INGRAM; CARROLL, 1981;
FERNÁNDEZ- MALDONADO et al., 2014; NETO; DUARTE; PÁEZ, 2015). Melhor acesso à infraestrutura
de transporte A estrutura, assim, pode ser uma solução para contrabalançar as adversidades
impostas por um espaço tão mercado de trabalho concentrado. Além disso, quando as
infra-estruturas de transporte são subdesenvolvidas, como em No caso brasileiro (CNT, 2017b),
mesmo pequenas expansões devem promover grandes ganhos em termos de atribuição de postos
de trabalho e emprego. Diante da escassez de recursos públicos, investir em transporte é também
uma questão de melhor alocação de recursos para promover a igualdade e o crescimento. Este
artigo está organizado da seguinte forma. Na segunda seção, apresentamos uma revisão da
literatura ratura; na terceira seção apresentamos o contexto histórico do transporte no Brasil; na
quarta seção apresentamos nossa estratégia empírica e dados; na quinta seção apresentamos os
resultados; e a última seção traz nossas conclusões.




MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1301647 - ANDRE MATOS MAGALHAES
Interno - ***.779.614-** - DIEGO FIRMINO COSTA DA SILVA - UFRPE
Externa à Instituição - ISABEL PESSOA DE ARRUDA RAPOSO
Externa à Instituição - JULIA ROCHA ARAUJO
Presidente - 1121325 - RAUL DA MOTA SILVEIRA NETO
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 14:16
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