PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MIRELLA LIMA COSTA

DISCENTE: MIRELLA LIMA COSTA
DATA : 31/05/2024
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Preferência e atratividade por diferentes dietas na determinação das comunidades de besouros rola bosta

Necrofagia. Scarabaeinae. Carcaça. Floresta Amazônica.

A dieta de espécies e de taxocenoses envolve o reconhecimento, a utilização e a escolha dos alimentos. Os besouros rola bosta são majoritariamente coprófagos, mas em alguns ecossistemas outros hábitos alimentares são complementares ou substituem a coprofagia. A necrofagia é um desses hábitos, mas ainda estudado de forma incipiente. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes tipos de carne apodrecida sobre a diversidade taxonômica de rola bosta em uma região da Amazônia Central. Testamos a atratividade e a preferência de três tipos de carne (boi, ave e peixe) sobre os besouros rola bosta, analisando as diversidades, abundância e estrutura da assembleia atraída a cada tipo de carne. O experimento de atratividade consistiu em testar o potencial atrativo de cada tipo de carne de maneira isolada, enquanto o experimento de preferência tinha como objetivo avaliar a escolha do tipo de carne na presença dos três diferentes tipos. Foram coletados 3.151 indivíduos de 24 espécies de rola bosta. A abundância de indivíduos não variou entre os tipos de carne, mas os valores de diversidade foram diferentes, sendo a isca de carne bovina a mais atrativa. O experimento de preferência demonstrou abundância e diversidade menores em armadilhas não iscadas (controle) quando comparadas às iscadas. Canthidium sp., Canthon triangularis, Deltochilum gr. submetallicum, Eurysternus atrosericus, Ateuchus simplex e Eurysternus caribaeus foram indicadores de carne bovina, demonstrando que o tipo de carne influencia a estrutura da assembleia de rola bosta. Os dados de dispersão foram diferentes entre os tipos de carne no experimento de atratividade e o frango apresentou os maiores valores de dispersão quando comparado ao peixe. O mesmo não aconteceu no experimento de preferência. A estrutura da assembléia de rola bosta foi reunida em três grupos (cluster) em ambos os experimentos. Os dados foram agrupados em dois grupos de frango e um grupo com os três tipos de carne no experimento de atratividade. No de preferência, um grupo reuniu os dados de frango e peixe, um grupo agregou os dados de todos os tipos de carne e outro grupo uniu os dados de carne bovina e frango. Nossos resultados indicam que o tipo de carne em decomposição influencia a estrutura das assembléias de rola bosta na Amazônia, nos fazendo supor que esses besouros desenvolvem estratégias na busca por recursos alternativos quando o alimento principal é escasso. Esse estudo fornece dados importantes relacionadas aos hábitos dos rola bosta necrófagos, que servirão de base para estudos futuros relacionados à alimentação dos rola bosta.

Externo à Instituição - BRAULIO ALMEIDA SANTOS
Externa à Instituição - CAROLINA NUNES LIBERAL
Presidente - 2352978 - LUCIANA IANNUZZI
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 10:23