PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HEVANA SANTANA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEVANA SANTANA DE LIMA
DATA : 30/10/2023
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Padrões de diversidade e variação genética de aves ao longo da diagonal seca sul-americana

Florestas Secas. Beta-Diversidade. Filogeografia. Genomas Completos. Biogeografia.

Entender e descrever os padrões de diversidade e de distribuição das espécies e investigar os eventos e fatores que criaram estes padrões, é um dos grandes desafios da ciência. Na região Neotropical, múltiplos eventos climáticos e geomorfológicos são associados a história evolutiva das linhagens e são considerados responsáveis por moldar os padrões de diversidade e de distribuição de espécies atuais. Nesse estudo, usando diferentes conjuntos de dados e ferramentas e avaliando a história e os processos evolutivos, busquei entender o padrão de distribuição e diversidade de espécies que habitam os domínios de vegetação aberta/seca da América do Sul.
No primeiro capítulo, usando dados de censos de aves coletados em campo, apresentamos estimativas de abundância e produzimos a primeira lista de aves que ocorrem em áreas de carrasco, uma fitofisionomia associada à Caatinga, além disso, identificamos que a avifauna do carrasco, representa uma parcela da avifauna da Caatinga, em um primeiro estudo visando descrever as afinidades biogeográficas entre Caatinga e Cerrado. No segundo capítulo, usando censos de aves de terceiros e dados de ciência cidadã realizados ao longo da Diagonal Seca Sul-Americana (DS) demostramos que os domínios que compõem a DS representam três diferentes unidades em termos de avifauna, identificamos o turnover como o principal componente da beta- diversidade atuando nas comunidades sendo associado principalmente com a distância geográfica entre os pontos de amostragem e com variáveis ambientais como temperatura, precipitação, aridez e altitude. No terceiro capítulo, usando genomas completos de 38 exemplares de diferentes subespécies de Hemitriccus margaritaceinventer, nós evidenciamos a existência de dois principais grupos genéticos entre as subespécies, circundando o atual gradiente úmido da Floresta Amazônica, sugerindo assim, a existência de uma antiga conexão entre os domínios de vegetação aberta/seca da América do Sul, corroborando a hipótese do Arco Pleistocênico, também identificamos para o clado Hemitriccus uma origem associada a habitats de floresta úmida, possivelmente com a Floresta Amazônica como fonte de diversificação. No quarto capítulo, usando filogenias para 39 táxons endêmicos de aves da Caatinga, elucidamos que a história evolutiva dos endemismos da Caatinga está associada a eventos de vicariância e dispersão, com as florestas secas neotropicais, atuando como principal fonte de espécies para a Caatinga e evidenciando a influência de eventos climáticos históricos como facilitadores nos eventos de dispersão e diversificação de espécies.

Externo à Instituição - MARIO COHN-HAFT
Externa à Instituição - FLAVIA TERMIGNONI GARCIA
Externo à Instituição - SANTIAGO CLARAMUNT
Presidente - 1516569 - DIEGO ASTUA DE MORAES