PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NAYRA NASCIMENTO DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYRA NASCIMENTO DE MOURA
DATA : 31/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:
AVALIAÇÃO DA SEVERIDADE DO IMPACTO POR ÓLEO NOS RECIFES DO LITORAL DE PERNAMBUCO: MÚLTIPLAS ABORDAGENS NO USO DE COPEPODA HARPACTICOIDA (CRUSTACEA)

PALAVRAS-CHAVES:

HPA. Meiofauna. Recifes. Acidente. Nordeste.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Durante o último semestre de 2019, a costa do Nordeste do Brasil sofreu um impacto significativo de uma extensa quantidade de petróleo e os organismos marinhos nas áreas afetadas pelo derramamento desse contaminante ficaram sujeitos a impactos significativos. Situações como essas têm um impacto considerável na meiofauna, e os efeitos podem persistir por períodos variáveis, afetando a recuperação e a sensibilidade dos táxons de várias maneiras distintas. Há um crescimento significativo na realização de estudos sobre a meiofauna, pois eles se mostram excelentes indicadores de impactos causados por óleo, devido ao ciclo de vida curto, concluído em poucas semanas, e à associação com diversos micro-habitats. A influência dos contaminantes do óleo, como HPAs, na comunidade bentônica resulta em uma redução da abundância e diversidade dos táxons nas áreas com maior exposição aos componentes químicos. Os objetivos deste estudo foram os seguintes: 1) Realizar uma revisão bibliográfica para identificar os trabalhos relacionados à interação entre o óleo e a meiofauna. Para isso, utilizamos a plataforma Scopus para coletar os dados, resultando em 173 estudos encontrados e após a aplicação de critérios de exclusão, foram utilizados 66 trabalhos para análise; e 2) Avaliar a meiofauna de recifes de coral em duas praias distintas: a praia do Cupe, que sofreu impacto de óleo, e a Praia de Serrambi, considerada como área de controle por não ter sido afetada pelo óleo. Utilizamos tapetes de grama sintética como substrato artificial para a colonização da meiofauna. Geralmente, os nematoides exibem maior resistência, e neste estudo foi possível observar este mesmo padrão, o grupo dos copépodes mostrou-se mais sensíveis ao óleo. Após dois anos do acidente, a recuperação dos organismos da meiofauna pareceu ser satisfatória.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CAROLINA SOUSA DE ALMEIDA
Interno - 1124755 - ANDRE MORGADO ESTEVES
Presidente - 1207843 - PAULO JORGE PARREIRA DOS SANTOS
Interno - 1651592 - ULISSES DOS SANTOS PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 11:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10