PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CAMILLA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILLA SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 31/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO PROCESSO DE TRANSPLANTAÇÃO DA ESPÉCIE DE CORAL AMEAÇADA E ENDÊMICA DO BRASIL, Mussismilia harttii (Verrill, 1868)


PALAVRAS-CHAVES:

Scleractinia. Ameaçado. Restauração. Cultivo de corais.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O coral escleractíneo Mussismilia harttii é endêmico do Brasil e já foi considerado umas das principais espécies construtoras de recifes do país. Entretanto, distúrbios naturais e antrópicos, têm causado o rápido declínio populacional da espécie, o que garantiu à espécie o status de ameaçado de extinção segundo a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Neste trabalho, avaliamos a viabilidade do cultivo da espécie M. harttii como ferramenta para restauração em locais onde a população encontra-se em declínio avançado. Fragmentos de M. harttii encontrados caídos naturalmente no substrato foram coletados em Japaratinga, Alagoas (JP) e Porto de Galinhas, Pernambuco (PG), representando os locais em melhor e pior estado de conservação, respectivamente, para comparação com base na origem das mudas. Um total de 120 mudas (60 oriundas de JP e 60 de PG) foram produzidas e em seguida fixadas em mesas construídas em material PVC, para serem cultivadas em três piscinas recifais de Porto de Galinhas - PE: Aquário, Canal da Paixão e Picão Sul. As mudas e os locais foram monitorados regularmente durante 15 meses para avaliação das taxas de mortalidade, branqueamento, incidência de doenças, crescimento, peso e os parâmetros abióticos da água. A mortalidade no experimento foi baixa (14,16%). O maior crescimento ocorreu na piscina "Aquário" nos 4 meses iniciais de cultivo, com crescimento médio de 33,61% (3,37 ± 0,43) e 39,28% (3,23 ± 0,46), com diferença significativa tanto nas mudas oriundas de PG quanto de JP  (p < 0,0001 e p < 0,001, respectivamente). Na piscina “Canal da Paixão” as mudas de JP apresentaram aumento de 16,87% (2,73 ± 0,36) (p < 0,05). Não foram encontradas diferenças significativas nos tamanhos iniciais e finais para as mudas de PG na piscina “Canal da Paixão”, assim como as mudas em “Picão Sul” (PG e JP). Segundo o teste ANOVA de 2 fatores, o tempo de cultivo e a origem das mudas não influenciaram o crescimento, por outro lado, há diferença significativa no crescimento entre as piscinas. O ganho de peso foi maior e significativo em todas as situações, com valores entre 58,3% e 75,2%.  Danos estruturais causados pela ação de ondas ao longo do período de cultivo ocasionaram a perda de mudas por destacamento dos berços (81,6%), o que limitou as análises. Os resultados mostram que a espécie tem grande potencial de cultivo, porém, para o sucesso da restauração, é necessário o desenvolvimento de estruturas funcionais que protejam as mudas das ações de ondas e eventos climáticos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FELIPE FERREIRA CAMPOS
Externa à Instituição - FERNANDA MARIA DUARTE DO AMARAL
Presidente - ***.728.884-** - PAULA BRAGA GOMES - UFRPE
Interno - ***.699.944-** - RALF TARCISO SILVA CORDEIRO - UFPE
Notícia cadastrada em: 21/07/2023 15:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06