PPGBF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DE FUNGOS - CB DEPARTAMENTO DE MICOLOGIA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIANA VERISSIMO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA VERISSIMO DE SOUZA
DATA : 30/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do Departamento de Dermatologia
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE DERIVADOS DE FENOXI-TIOSSEMICARBAZONAS E FENOXI-HIDRAZONA-TIAZÓIS FRENTE A ISOLADOS CLÍNICOS DE sporothrix spp.


PALAVRAS-CHAVES:

Perfil de susceptibilidade. Sporothrix mexicana. Citotoxicidade Tiossemicarbazonas. Tiazóis


PÁGINAS: 69
RESUMO:

A esporotricose é uma infecção micótica provocada por meio da inoculação traumática de inóculos de fungos termodimórficos do gênero Sporothrix. A infecção clássica está associada à fungos presentes no solo, plantas ou matéria orgânica, porém a doença foi progressivamente concatenada à transmissão zoonótica, principalmente por meio da espécie S. brasiliensis. Os principais fármacos para o tratamento da esporotricose são o itraconazol e a anfotericina B. Embora ambos apresentem resultados eficientes na terapia da doença, eles possuem diversos efeitos adversos e toxicidade significativa. Desta forma, faz-se necessária a busca por alternativas para agregar o tratamento da esporotricose. Derivados moleculares contendo fenoxi-hidrazona-tiazóis são candidatos potenciais, uma vez que possuem ação antifúngica frente a diferentes espécies. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial antifúngico dos derivados fenoxi-hidrazona-tiazóis derivados nitrados e halogenados e seus precurssores as fenoxi-tiossemicarbazonas, frente à Sporothrix spp. Para isso, foram utilizadas cepas de Sporothrix sp. que foram armazenados na coleção de culturas da URM/UFPE, bem como no Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da UFPE. Os táxons foram identificados a nível de espécie pelo sequenciamento parcial do gene da calmodulina e análise filogenética. Esta análise também identificou a primeira cepa clínica de Sporothrix mexicana de um dos táxons armazenados na coleção de culturas do Departamento de Dermatologia do HC/UFPE. O teste de suscetibilidade antifúngica também foi realizado de acordo com o protocolo M38-A2 do Clinical & Laboratory Standards Institute com itraconazol, anfotericina B e 10 híbridos moleculares das fenoxi-tiossemicarbazonas e fenoxi-hidrazona-tiazóis. Quanto ao perfil de suscetibilidade, 88,8% das cepas foram caracterizadas como selvagens para itraconazol e 11,1% delas foram classificadas como não selvagens para anfotericina B. Híbridos moleculares contendo tiosemicarbazonas foram capazes de inibir o crescimento fúngico. Portanto, os derivados halogenados das tiosemicarbazonas são compostos promissores para incorporação no tratamento da esporotricose devido à sua ação anti-Sporothrix.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CRISTINA LIMA LEITE
Externa à Instituição - BRUNA RODRIGUES DE SOUSA
Presidente - 2036711 - REGINALDO GONCALVES DE LIMA NETO
Notícia cadastrada em: 30/04/2024 10:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09