PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENA VAN-LUME DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENA VAN-LUME DO NASCIMENTO
DATA : 26/10/2022
LOCAL: videoconferência

Citogenômica comparativa de representantes Neotropicais do grupo Caesalpinia (Leguminosae)

Variáveis ambientais, DNA repetitivo, RepeatExplorer, Filogenia de repeats, Caesalpinia

O sequenciamento de nova geração (NGS) revolucionou a compreensão da sistemática e evolução das plantas. O grupo Caesalpinia possui origem antiga de ~56 Ma, conservadorismo de nicho ecológico e relações filogenéticas parcialmente não-resolvidas. O grupo Caesalpinia é modelo para estudar relações entre genoma e ambiente, apresentando variáveis genômicas correlacionadas com variáveis ambientais. Buscamos compreender relações filogenéticas, relações genoma-ambiente e evolução da fração repetitiva em gêneros de Caesalpinia. Para isso, analisamos a fração repetitiva de 13 espécies do grupo. Construímos filogenias baseadas na fração repetitiva e topologias dos plastomas e DNAr a fim de discutir o significados filogenético dos DNAs repetitivos. A rápida evolução da fração repetitiva revela um significado filogenético temporalmente limitado. A topologia baseada em repeats foi correlacionada com as variáveis de temperatura. Tais resultados corroboram as interações genoma-temperatura como uma força motriz na evolução dos genomas no grupo Caesalpinia. Dentro do gênero Libidibia, que possui distribuição disjunta na região Neotropical e origem há ~25ma, buscamos compreender a evolução dos elementos repetitivos e estimar o grau de conservação da heterocromatina num contexto biogeográfico. Observamos certa estabilidade da fração repetitiva e heterocromatina em Libidibia. A diversificação de repeats em Libidibia parece estar correlacionada com as variáveis ecológicas, especialmente a temperatura. Assim como reportado em análises prévias, as variáveis associada à sazonalidade e temperatura parecem exercer forte influência nas características genômicas de representantes do grupo Caesalpinia.

Externa ao Programa - 1293690 - ANA CHRISTINA BRASILEIRO VIDAL - nullExterna à Instituição - FERNANDA DE OLIVEIRA BUSTAMANTE
Presidente - ***.572.914-** - SANTELMO SELMO DE VASCONCELOS JUNIOR - OUTRA
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 16:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04