PPGBV PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL - CB DEPARTAMENTO DE BOTANICA - CB Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIONE GOMES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIONE GOMES SILVA
DATA : 26/01/2022

Estudos taxonômicos em Gentianaceae no Brasil, com ênfase no gênero Schultesia Mart.

Distribuição geográfica, Nomenclatura, Schultesia, Taxonomia.

Composta por cerca de 1.800 espécies e 100 gêneros, Gentianaceae ocorre em todas as áreas do globo, com exceção da Antártida. A região Neotropical registra 47 gêneros, dentre eles Schultesia, composto por ervas com flores 4-5meras e cálice alado ou carenado, semelhantes morfologicamente e de difícil delimitação, sendo Flora Brasiliensis uma das principais referências para sua identificação no Brasil. Contudo questões nomenclaturais, bem como informações sobre distribuição geográfica, habitat e conservação das espécies, precisam ser melhor elucidadas. Nesse contexto, o principal objetivo deste trabalho é realizar tratamentos taxonômicos de Gentianaceae no Nordeste e de Schultesia para o Brasil. Os trabalhos de flora mostraram que a diversidade de Gentianaceae para Alagoas e Pernambuco estava subestimada, e seu número de espécies é ampliado para 13 e12, respectivamente. A revisão de literatura e análise dos protólogos, permitiu a identificação de nomes, especialmente em Schultesia, que necessitam de tipificação. Com isso, lectotipos para S. hassleriana, S. neuroptera, S. pachyphylla, S. pallens e S. pohliana, neótipos para S. brachyptera e S. heterophylla foram propostos, além da correção da citação original de S. senegalensis. Schultesia caatingae endêmica da caatinga é também descrita como nova, elevando o número de espécies conhecidas para 18, onze delas endêmicas do Brasil. Caracteres como o tamanho do pedicelo, a forma e formato das alas do cálice e dos lobos e ápice da corola contribuem para a distinção das espécies de Schultesia.

Externa à Instituição - RAFAELA ALVES PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - EDLLEY MAX PESSOA DA SILVA - UFMT
Presidente - 464.006.647-34 - MARIA REGINA DE VASCONCELLOS BARBOSA - UFPB
Notícia cadastrada em: 14/01/2022 07:58