Banca de DEFESA: EVANICE BRÍGIDA CAVALCANTI LEMOS

DISCENTE: EVANICE BRÍGIDA CAVALCANTI LEMOS
DATA : 29/04/2024
LOCAL: Centro de Educação

APLICATIVO TEALFABETIZAR: Contribuições da Comunicação Aumentativa e Alternativa/CAA na alfabetização do estudante com TEA.

Inclusão escolar; Comunicação aumentativa e Alternativa; Alfabetização; TEA.

Este estudo está inserido no campo das discussões sobre inclusão a partir do uso da ferramenta de Comunicação Aumentativa e Alternativa/CAA, no âmbito do atendimento educacional especializado, para a alfabetização de estudantes com TEA. A CAA promove a acessibilidade comunicacional fundamental ao desenvolvimento integral ao estudante com TEA sem comunicação funcional. Para a teoria histórico-cultural, a deficiência não está apenas relacionada às características individuais, mas também ao contexto social e cultural em que a pessoa está inserida. Nesse sentido, a CAA, um dos recursos de tecnologia assistiva/TA, se apresentam como um importante meio de potencializar o desenvolvimento da pessoa com deficiência, fortalecendo a autonomia e a aquisição da alfabetização, retirando o foco da deficiência da pessoa e valorizando suas habilidades e potencialidades. No caso dos estudantes com TEA, muitas vezes estigmatizados em relação a aprendizagem, apresentam prejuízo no desenvolvimento da capacidade de expressão oral. Por isso, nem sempre se comunicam de forma funcional o que interfere diretamente no seu processo de alfabetização. Dessa forma, a Comunicação Aumentativa e Alternativa se mostra como um importante recurso para a acessibilidade, já que permite que o usuário consiga se expressar a partir de gestos simples como apontar, e a alfabetização poderá se apresentar de forma menos desafiadora. Esta pesquisa buscou investigar as contribuições do uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa/CAA, pelo professor do Atendimento Educacional Especializado/ AEE, em Sala de Recurso Multifuncional/SRM, no processo de alfabetização, dos estudantes com Transtorno do Espectro do autismo/TEA. Para tanto, tomou-se como base teórica as discussões de Vygotsky sobre aprendizagem e linguagem concebendo a linguagem e a aprendizagem como um construto social e cultural resultado de trocas interativas e dos estudos de Soares e Chartier sobre alfabetização e letramento que enfatizam a importância de um ensino de alfabetização que leve em consideração o contexto social e cultural dos alunos. Elas destacam a importância do uso social da leitura e escrita. Optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, a fim de compreender de forma ampla os fenômenos ocorridos. Como sujeitos, a pesquisa contou com a participação de seis professoras do AEE que atendiam estudantes com TEA com impedimentos comunicativos, das escolas públicas da cidade de Recife. Como instrumentos de coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas com as seis professoras do AEE das salas de recursos multifuncionais para que a partir das entrevistas fosse possível o desenvolvimento de um aplicativo que aliasse CAA e atividades de alfabetização. O estudo demonstrou que o uso da CAA contribui significativamente para a comunicação e a alfabetização dos estudantes com TEA em atendimento na sala de recurso multifuncional. Foi possível identificar que as professoras não dispunham de um aplicativo que unisse CAA e atividades de alfabetização, apesar de todas identificarem a importância motivacional para o processo de ensino aprendizagem dessa ferramenta. Em suma, constatou-se que o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa unida a aplicativos e recursos tecnológicos podem potencializar a aquisição e desenvolvimento da Linguagem e da alfabetização auxiliando na autonomia e inclusão de estudantes com TEA com impedimento comunicacional permitindo a esses estudantes o direito e a oportunidade de se desenvolver e se alfabetizar como os demais.

Externa à Instituição - ISABELLE CAHINO DELGADO - UFPB
Presidente - 3477886 - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
Interna - 3315067 - TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 11:53