AS MATAS CILIARES DOS RIOS TEJIPIÓ, PINA E CAPIBARIBE COMO LOCUS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
Matas-ciliares; rio Capibaribe; Educação Ambiental; Aulas de campo.
Mediante ao crescimento de áreas urbanas ocorrente em todo o mundo, é fundamental que existam
ações visando a manutenção da qualidade de vida na Terra. A partir disto, o presente artigo
apresenta a Educação Ambiental como fonte de sensibilização e conscientização social, no contexto
de Matas Ciliares Urbanas, descrevendo a importância destas áreas. Considerando isso, a primeira
parte do artigo trata sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental nas sociedades modernas,
com enfoque no contexto brasileiro. No segundo tópico, é abordado as Matas Ciliares como locus de
Aulas de Campo e como essa metodologia pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem. A
terceira etapa deste artigo, caracteriza as áreas de Matas Ciliares da cidade do Recife que podem ser
utilizadas como instrumento de ensino. Em seguida, é realizada a análise do Currículo Pernambuco e
da Matriz Curricular da cidade do Recife, observando a atenção dada por eles à EA. Este artigo
também analisa o potencial das Matas Ciliares dos rios Capibaribe, Pina e Tejipió para Aulas de
Campo, com o intuito da elaboração de um produto para utilização dos docentes e discentes do 6°
ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Na penúltima etapa do presente artigo, é descrito como
foi elaborado produto: um o guia de campo e o livreto paradidático com temática voltada à matas
ripárias.