Banca de DEFESA: VIVIANE PEDROSO GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANE PEDROSO GOMES
DATA : 10/03/2022
LOCAL: POR VIDEOCONFERENCIA

VARIAÇÃO ESPACIAL DA BIOMASSA E UMIDADE DO SOLO EM REGIÃO SEMIÁRIDA UTILIZANDO SENSORIAMENTO REMOTO.

PALAVRAS CHAVE: Biomassa vegetal. Umidade do solo. Uso e cobertura do solo. Sensoriamento Remoto. Índices de umidade.

A vegetação desempenha um importante papel para a dinâmica climática e, em escalas variadas, na disponibilidade de água. Em regiões semiáridas, marcadas pela escassez hídrica, a degradação da vegetação é encarada como um processo que pode intensificar ainda mais esse problema que vem resultando em perdas materiais e de vidas humanas. Do ponto de vista ambiental, o enfrentamento dessa questão, passa pelo correto monitoramento e gestão das bacias hidrográficas localizadas no Semiárido. O objetivo da presente tese é determinar a variação espacial da biomassa e umidade do solo em uma região do semiárido pernambucano como subsídio à gestão ambiental. A área de estudo corresponde a bacia hidrográfica do rio Pontal, localizada no extremo oeste do estado de Pernambuco. Para determinar as mudanças espaciais e temporais do uso e cobertura da terra da área, foi realizada classificação supervisionada, com o auxílio da plataforma Google Earth Pro (GEP), e a utilização de imagens Landsat 5 e 8. Para estimar a biomassa arbórea da área de estudo foram utilizados Modelos Digitais de Elevação (MDE) do sensor Light Detection and Ranging (LiDAR), que permitiram a realização da estimativa de informações dendrométricas da vegetação, dados essenciais para a estimativa de biomassa arbórea. Para determinar a tendência de saturação da umidade do solo na área de estudo, foi aplicado o Topographic Wetness Index (TWI), gerado a partir de imagens do radar Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). Foram utilizados dados do satélite Soil Moisture Ocean Salinity (SMOS) para a determinação da variação espaço-temporal da umidade do solo da bacia. A validação dos mesmos foi realizada a partir de dados de umidade do solo de campo, das redes de estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). Será desenvolvido um Índice Espacial de Umidade do Solo (IEUS), com base no cruzamento de informações pedológicas, de uso e cobertura da terra e declividade da bacia hidrográfica do rio Pontal. O uso e cobertura da terra apresentou significativas alterações entre os anos de 1992 e 2020, com redução de 13,8 % de áreas de vegetação de Caatinga e aumento de 13% de áreas Solos Expostos e Agropecuária. A biomassa arbórea encontrada na área, apresentou médias mais elevadas à montante da bacia, área onde a vegetação predominante é a Savana Estépica Florestada, em detrimento de áreas à jusante da bacia, onde predominam áreas de agricultura irrigada, solo exposto e área urbana. O TWI variou entre 4,4 e 24,8, apresentando os maiores valores de umidade do solo, próximo aos canais principais de drenagem da bacia e regiões de relevo plano e suave ondulado. Quanto à estimativa da umidade do solo com o SMOS, na etapa de validação, o coeficiente de determinação linear aplicado à análise dos dados apresentou valores que variaram entre 0,49 e 0,68, nas diferentes estações e períodos. O trabalho apresentou consistência dos resultados alcançados até o presente momento, indicando que as informações podem ser utilizadas como referência nos planos de monitoramento e gestão de bacias hidrográficas.

Externo à Instituição - ANTONIO MARCOS DOS SANTOS - UPE
Interna - 022.398.394-22 - MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA - NÃO INFORMADO
Presidente - 2133416 - MARIA DO SOCORRO BEZERRA DE ARAUJO
Externa à Instituição - VLADIA PINTO VIDAL DE OLIVEIRA - UFC