Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA SIMONETTI DO VALLE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELLA SIMONETTI DO VALLE
DATA : 28/01/2022
LOCAL: 14h | Meeting: https://meet.google.com/yju-dzfg-fiq

Propriedade Intelectual: Um estudo de múltiplos casos nas cafeterias especiais da cidade do Recife/PE

Inovação. Propriedade Intelectual. Cafeterias. Recife.

Este estudo objetiva analisar como a gestão da propriedade intelectual está sendo desenvolvida nas cafeterias especiais da cidade do Recife/PE. Para tanto, será mapeada a percepção e as ações adotadas para fomentar a inovação, identificando o nível de conhecimento e as práticas de Propriedade Intelectual que estão sendo desenvolvidas, de forma a descrever os fatores limitantes e favoráveis para impulsionar a gestão da propriedade intelectual nas cafeterias especiais. O referencial teórico estabelece-se nas conceitualizações, definições, tipologias e processos de gestão da inovação. Em seguida, aborda-se a propriedade intelectual com foco nas áreas de patente, marca, desenho industrial e indicação geográfica. Finalizando o referencial teórico com a história e a evolução das cafeterias, os principais tipos, os componentes das cafeterias e o processo de gestão do empreendimento. Quanto ao delineamento metodológico, possui abordagem qualitativa, quanto ao seu objetivo, descritiva e interpretativa. O método de pesquisa definido é o de múltiplos casos, o lócus escolhido para a pesquisa é o setor de cafeterias especiais localizadas na cidade do Recife/PE, no qual serão contatadas inicialmente cinco empreendimentos escolhidos a partir de critérios pré-determinados. A coleta de dados contará com técnicas de entrevista individual semiestruturada com empreendedores, observação não participante com o auxílio de protocolo de observação dos ambientes, pesquisa documental com levantamentos nas bases do INPI e da Associação de Cafés Especiais do Recife-ASCAPE, e questionário. As técnicas de análise dos dados coletados utilizadas serão a análise de conteúdo e a análise documental. Ao final, espera-se identificar o potencial de inovação a partir da propriedade intelectual no setor cafeterias especiais do Recife/PE, bem como contribuir para o aprimoramento do modelo de negócio de cafeterias para que se tornem mais inovativas, com reflexo para a sociedade, seja através da geração de emprego e renda ou do fornecimento de produtos novos e sustentáveis.

Presidente - 2068614 - SILVIO LUIZ DE PAULA
Interna - 1209831 - DANIELLE SILVA SIMOES BORGIANI
Externa ao Programa - 3220893 - CLAUDINETE DE FATIMA SILVA OLIVEIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 29/12/2021 16:10