PERCEPÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EMPREENDEDORAS APLICADAS NO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DO RECIFE – PE
Empreendedorismo. Ensino Médio. Inovação. Práticas Educativas.
O estudo tem como objetivo geral investigar como ocorre a difusão do empreendedorismo através de práticas educativas para estudantes do ensino médio da rede pública e privada da capital pernambucana, compreendendo suas diferenças e semelhanças através de uma análise comparativa. O empreendedorismo é apontado como elemento fundamental para destravar o crescimento econômico de uma nação, contudo, para chegar a resultados relevantes se faz necessário a criação de um ambiente propício ao surgimento de negócios inovadores que agreguem valor ao mercado Classificada como exploratória e documental, a metodologia é de natureza qualitativa. Os seguintes procedimentos metodológicos foram usados: a) análise do marco regulatório do ensino médio; b) entrevistas com coordenadores educcacionais; c) análise da matrizes curriculares; d) sistematização e análise das informações coletadas. Os resultados encontrados foi possível observar que o país tem um longo caminho pela frente. Outras nações com características semelhantes avançam enquanto o Brasil aparenta retroagir. Um dos caminhos para mudar esse rumo seria a melhor utilização dos recursos públicos alocados na educação, e para isso, incentivar práticas empreendedoras no ensino médio poderia acarretar em profissionais mais capacitados dentro das organizações, a inovação seria consequência direta destas ações.