Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE DE BRITO CARVALHO

DISCENTE : PAULO HENRIQUE DE BRITO CARVALHO
DATA : 30/07/2021
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA

PERCEPÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EMPREENDEDORAS APLICADAS NO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DO RECIFE – PE

Empreendedorismo. Ensino Médio. Inovação. Práticas Educativas.

O estudo tem como objetivo geral  investigar como ocorre a difusão do empreendedorismo através de práticas educativas para estudantes do ensino médio da rede pública e privada da capital pernambucana, compreendendo suas diferenças e semelhanças através de uma análise comparativa. O empreendedorismo é apontado como elemento fundamental para destravar o crescimento econômico de uma nação, contudo, para chegar a resultados relevantes se faz necessário a criação de um ambiente propício ao surgimento de negócios inovadores que agreguem valor ao mercado Classificada como exploratória e documental, a metodologia é de natureza qualitativa. Os seguintes procedimentos metodológicos foram usados:   a) análise do marco regulatório do ensino médio; b) entrevistas com coordenadores educcacionais; c) análise da matrizes curriculares; d) sistematização e análise das informações coletadas. Os resultados encontrados foi possível observar que o país tem um longo caminho pela frente. Outras nações com características semelhantes avançam enquanto o Brasil aparenta retroagir. Um dos caminhos para mudar esse rumo seria a melhor utilização dos recursos públicos alocados na educação, e para isso, incentivar práticas empreendedoras no ensino médio poderia acarretar em profissionais mais capacitados dentro das organizações, a inovação seria consequência direta destas ações.

Interno - 2557655 - ANDRE MARQUES CAVALCANTI
Presidente - 396.185.441-68 - LEIDIMAR CANDIDA DOS SANTOS - UFBA
Externo à Instituição - RAIMUNDO SANTOS LEAL - UFBA
Notícia cadastrada em: 14/07/2021 09:20