VARIANTES PARA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CAMPUS AGRESTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: PROJEÇÕES A REBOQUE DA TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Participação eletrônica; Gestão democrática; Universidade Pública
A presente dissertação se inscreve no rol de trabalhos acerca do uso de artefatos de tecnologia
da informação e comunicação como suporte à participação social, tendo como pano de fundo
o projetado Conselho Social do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco.
Utilizando-se da estratégia do estudo de caso, a presente pesquisa teve como objetivo geral
estimar as variantes para participação dos Conselheiros Sociais no Conselho Social do
Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco baseadas em tecnologia da
informação e comunicação, na formulação e no acompanhamento de políticas sociais na
gestão do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Para atingir o objetivo
delineado, a pesquisa teve como opções metodológicas ser uma pesquisa inscrita na corrente
pós-positivista, de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa e coletou dados por
meio de documentos e de entrevistas. Posteriormente, os dados coletados foram analisados
por meio de grade de análise para os documentos e de análise de conteúdo para as entrevistas.
Como resultados, encontraram-se uma série de variantes de participação apoiadas em TIC,
que vão desde o uso de videoconferências, até a utilização de formulário eletrônicos. Também
de grande importância, foram listadas variantes sem suporte efetivo de TIC pela UFPE sendo
o uso de ambientes de coworking, exemplo do que foi listado, sendo enfatizado que a
universidade deve garantir os meios necessários à plena realização da tarefa de Conselheiro
Social. Como regra geral, pareceu a esta pesquisa que ainda existe o sentimento de
distanciamento entre a universidade e a sociedade e que, no que pese a importância relatada
no uso das TIC para diminuir a distância entre essas duas instituições, o poder daquelas
ferramentas apenas será concretizado se a instituição universitária se colocar em uma postura
mais aberta à participação da sociedade em sua estrutura.