|
Dissertações |
|
1
|
-
CARLOS HENRIQUE MACIEL CABRAL
-
VEGETARIANISMO NA UFPE: ANÁLISE DA COMUNIDADE ACADÊMICA E DA ESTRUTURA OFERECIDA
-
Orientador : MARCOS ROBERTO GOIS DE OLIVEIRA MACEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ROBERTO GOIS DE OLIVEIRA MACEDO
-
BARBARA EDUARDA NOBREGA BASTOS
-
KARINA CORREIA DA SILVEIRA
-
Data: 18/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O estilo de vida vegetariano, englobando suas vertentes e simpatizantes, é uma tendência em ascensão a nível global, representando um nicho mercadológico com um crescimento de 40% ao ano. Naturalmente, a temática vegetariana possui um rebatimento no meio acadêmico, uma vez que a comunidade que o compõe também possui adeptos desse estilo de vida. Deste modo, o presente estudo tem o objetivo de verificar qual o perfil do público vegetariano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob os aspectos socioeconômico, cultural e mercadológico, bem como analisar a estrutura oferecida a esse público. A pesquisa está estruturada em dois ensaios. O primeiro versa sobre a análise do público vegetariano na UFPE, tendo como unidade amostral os alunos frequentadores do Restaurante Universitário (RU) do campus Recife. O segundo ensaio avalia a percepção dos usuários (docentes, técnicos e alunos) em termos de espaço físico e opções de pratos que atualmente são oferecidas ao público vegetariano no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionário online. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o nível de restrição do público vegetariano do RU da UFPE é relativamente baixo, haja vista que a maioria dos respondentes se considera flexitariano, seguidos pelos ovolactovegetarianos. Além disso, os usuários do RU apontaram a falta de sabor nos preparos e o incremento na qualidade geral percebida das refeições como pontos de melhoria. O Centro de Artes e Comunicação concentrou a maior parte dos respondentes vegetarianos e simpatizantes. Os frequentadores do RU afirmaram o bem-estar animal como principal motivo para a mudança no estilo de alimentação, enquanto no CCSA, a saúde foi o principal motivo. No CCSA, foi realizada a análise financeira de uma proposta de cardápio semanal com opções vegetarianas, que se mostrou viável. Conclui-se que há uma demanda latente por maior oferta de refeições sem produtos de origem animal na universidade. No CCSA, verificou-se a necessidade de haver locais para refeição (restaurantes, quiosques) com propostas variadas de cardápio e preço para atender a demanda diária e diversificada do centro.
-
Mostrar Abstract
-
O estilo de vida vegetariano, englobando suas vertentes e simpatizantes, é uma tendência em ascensão a nível global, representando um nicho mercadológico com um crescimento de 40% ao ano. Naturalmente, a temática vegetariana possui um rebatimento no meio acadêmico, uma vez que a comunidade que o compõe também possui adeptos desse estilo de vida. Deste modo, o presente estudo tem o objetivo de verificar qual o perfil do público vegetariano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sob os aspectos socioeconômico, cultural e mercadológico, bem como analisar a estrutura oferecida a esse público. A pesquisa está estruturada em dois ensaios. O primeiro versa sobre a análise do público vegetariano na UFPE, tendo como unidade amostral os alunos frequentadores do Restaurante Universitário (RU) do campus Recife. O segundo ensaio avalia a percepção dos usuários (docentes, técnicos e alunos) em termos de espaço físico e opções de pratos que atualmente são oferecidas ao público vegetariano no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de questionário online. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o nível de restrição do público vegetariano do RU da UFPE é relativamente baixo, haja vista que a maioria dos respondentes se considera flexitariano, seguidos pelos ovolactovegetarianos. Além disso, os usuários do RU apontaram a falta de sabor nos preparos e o incremento na qualidade geral percebida das refeições como pontos de melhoria. O Centro de Artes e Comunicação concentrou a maior parte dos respondentes vegetarianos e simpatizantes. Os frequentadores do RU afirmaram o bem-estar animal como principal motivo para a mudança no estilo de alimentação, enquanto no CCSA, a saúde foi o principal motivo. No CCSA, foi realizada a análise financeira de uma proposta de cardápio semanal com opções vegetarianas, que se mostrou viável. Conclui-se que há uma demanda latente por maior oferta de refeições sem produtos de origem animal na universidade. No CCSA, verificou-se a necessidade de haver locais para refeição (restaurantes, quiosques) com propostas variadas de cardápio e preço para atender a demanda diária e diversificada do centro.
|
|
2
|
-
RICARDO JUNIOR DE LIMA
-
DIAGNÓSTICO DOS ELEMENTOS QUE FAVORECEM OU LIMITAM A EXECUÇÃO DO RECURSO DE CUSTEIO DESCENTRALIZADO AOS CENTROS ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFPE
-
Orientador : TACIANA DE BARROS JERONIMO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EMANUELA SOUSA RIBEIRO
-
LUCIMARIO GOIS DE OLIVEIRA SILVA
-
TACIANA DE BARROS JERONIMO
-
Data: 25/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A autonomia para definir como deve ser executado o seu orçamento é definido por cada instituição de ensino superior pública. Esse modelo de descentralização de recurso é utilizado pela UFPE para distribuir parte de seu orçamento aos Centros Acadêmicos de forma a democratizar a execução orçamentária e possibilitar o atendimento às demandas específicas de cada unidade. O modelo de partição de recursos da UFPE se baseia na matriz de Orçamento de Custeio e Capital – OCC, modelo de alocação utilizado pelo Ministério da Educação - MEC e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior. Espera-se que a utilização de modelos de alocação assegura que serão utilizados critérios claros e transparentes na descentralização dos recursos. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é o de entender quais os fatores que favorecem ou impedem a execução do MODALOC pelas unidades de compras dos Centros Acadêmicos da UFPE sob a óptica dos seus membros. Foi escolhido o Centro de Ciências da Saúde para a obtenção de dados que representem as práticas gerenciais adotadas. Por metodologia, foi adotado o estudo de caso específico, a coleta de dados ocorreu de duas formas: 1- Pesquisa documental através da análise das Portarias de Créditos emitidas para a Diretoria do Centro de Ciência da Saúde no ano de 2021 e 2- questionário semiestruturado com os gestores do centro que são 3. Este questionário contém 10 categorias a seguir: controle de orçamento, treinamento, documentação, legislação, sistema de informação, infraestrutura, pessoas, processos, risco operacional, comunicação. Estas categorias emergiram do referencial teórico e foram úteis para a consecução do objetivo geral. Foi apontado pelos entrevistados que os elementos facilitadores são: boa comunicação informal, o comportamento positivo dos gestores, e o entendimento adequado dos instrumentos legais pelos os membros da gerência de compras. Já os elementos que limitam são: comunicação insuficiente ou ineficaz entre a Pró-reitoria de orçamento e finanças e unidades de compras, a elevada quantidade de processos a serem executados, a complexidade dos processos de compras, a inexistência de um sistema de comunicação entre as diversas unidades de compras da UFPE e os sistemas de informações com dificuldades de integração.
-
Mostrar Abstract
-
A autonomia para definir como deve ser executado o seu orçamento é definido por cada instituição de ensino superior pública. Esse modelo de descentralização de recurso é utilizado pela UFPE para distribuir parte de seu orçamento aos Centros Acadêmicos de forma a democratizar a execução orçamentária e possibilitar o atendimento às demandas específicas de cada unidade. O modelo de partição de recursos da UFPE se baseia na matriz de Orçamento de Custeio e Capital – OCC, modelo de alocação utilizado pelo Ministério da Educação - MEC e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior. Espera-se que a utilização de modelos de alocação assegura que serão utilizados critérios claros e transparentes na descentralização dos recursos. Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é o de entender quais os fatores que favorecem ou impedem a execução do MODALOC pelas unidades de compras dos Centros Acadêmicos da UFPE sob a óptica dos seus membros. Foi escolhido o Centro de Ciências da Saúde para a obtenção de dados que representem as práticas gerenciais adotadas. Por metodologia, foi adotado o estudo de caso específico, a coleta de dados ocorreu de duas formas: 1- Pesquisa documental através da análise das Portarias de Créditos emitidas para a Diretoria do Centro de Ciência da Saúde no ano de 2021 e 2- questionário semiestruturado com os gestores do centro que são 3. Este questionário contém 10 categorias a seguir: controle de orçamento, treinamento, documentação, legislação, sistema de informação, infraestrutura, pessoas, processos, risco operacional, comunicação. Estas categorias emergiram do referencial teórico e foram úteis para a consecução do objetivo geral. Foi apontado pelos entrevistados que os elementos facilitadores são: boa comunicação informal, o comportamento positivo dos gestores, e o entendimento adequado dos instrumentos legais pelos os membros da gerência de compras. Já os elementos que limitam são: comunicação insuficiente ou ineficaz entre a Pró-reitoria de orçamento e finanças e unidades de compras, a elevada quantidade de processos a serem executados, a complexidade dos processos de compras, a inexistência de um sistema de comunicação entre as diversas unidades de compras da UFPE e os sistemas de informações com dificuldades de integração.
|
|
3
|
-
TARCISIO JOSE DE OLIVEIRA
-
ANÁLISE DO PRODEMA DOUTORADO EM REDE DA UFPE: UMA AVALIAÇÃO DO SEU FUNCIONAMENTO SOB A ÓTICA DA QUALIDADE PERCEBIDA
-
Orientador : TACIANA DE BARROS JERONIMO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROSANE MARIA ALENCAR DA SILVA
-
TACIANA DE BARROS JERONIMO
-
VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
-
Data: 25/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
-
-
Mostrar Abstract
-
-
|
|
4
|
-
PAULO HENRIQUE MARQUES DE OLIVEIRA
-
ANÁLISE DA GESTÃO DE COMPLIANCE EM PARCERIAS UNIVERSIDADE-EMPRESA: Um estudo de caso do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco
-
Orientador : TACIANA DE BARROS JERONIMO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
TACIANA DE BARROS JERONIMO
-
CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
-
ANDRE LUIS DE MEDEIROS SANTOS
-
Data: 31/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Nos últimos anos o Governo Federal vem buscando promover a integridade pública como forma de combater a corrupção, recuperar a confiança da sociedade nas instituições públicas e prestar serviços públicos com mais qualidade e transparência. A compliance surge como um conjunto de normas (técnicas, éticas) e procedimentos legais que orientam e regulamentam através de códigos de conduta os agentes, buscando manter uma boa imagem da instituição, mantendo-a longe de escândalos, corrupção. Estimula uma cultura de integridade, evidenciando padrões éticos a serem seguidos nas instituições públicas, com objetivo principal prevenir, remediar e corrigir desvios de condutas. Diante disso, esta pesquisa buscou avaliar o programa de compliance na gestão dos acordos universidade empresa no âmbito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Para desenvolver esta pesquisa qualitativa de natureza exploratória, foi realizado um estudo bibliográfico preliminar sobre o tema, a fim de identificar os principais conceitos e encontrar um instrumento válido para a coleta de dados. Foram analisados contratos de acordos de parcerias, programa de integridade e código de ética da UFPE, foi aplicado um questionário semi estruturado para coleta de dados com os profissionais envolvidos com a gestão de acordos de parcerias e programa de integridade da instituição, por fim elaboraram-se gráficos por parâmetros de avaliação do programa de integridade/compliance. Ao final verificou-se a importância de promover os programas de integridade/compliance a fim de incentivar a instituição a atuar dentro dos padrões de ética e também para combater ou prevenir a prática da corrupção. Contudo, os resultados obtidos revelam que a gestão de compliance nos acordos universidade empresa da instituição está deficiente.
-
Mostrar Abstract
-
Nos últimos anos o Governo Federal vem buscando promover a integridade pública como forma de combater a corrupção, recuperar a confiança da sociedade nas instituições públicas e prestar serviços públicos com mais qualidade e transparência. A compliance surge como um conjunto de normas (técnicas, éticas) e procedimentos legais que orientam e regulamentam através de códigos de conduta os agentes, buscando manter uma boa imagem da instituição, mantendo-a longe de escândalos, corrupção. Estimula uma cultura de integridade, evidenciando padrões éticos a serem seguidos nas instituições públicas, com objetivo principal prevenir, remediar e corrigir desvios de condutas. Diante disso, esta pesquisa buscou avaliar o programa de compliance na gestão dos acordos universidade empresa no âmbito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Para desenvolver esta pesquisa qualitativa de natureza exploratória, foi realizado um estudo bibliográfico preliminar sobre o tema, a fim de identificar os principais conceitos e encontrar um instrumento válido para a coleta de dados. Foram analisados contratos de acordos de parcerias, programa de integridade e código de ética da UFPE, foi aplicado um questionário semi estruturado para coleta de dados com os profissionais envolvidos com a gestão de acordos de parcerias e programa de integridade da instituição, por fim elaboraram-se gráficos por parâmetros de avaliação do programa de integridade/compliance. Ao final verificou-se a importância de promover os programas de integridade/compliance a fim de incentivar a instituição a atuar dentro dos padrões de ética e também para combater ou prevenir a prática da corrupção. Contudo, os resultados obtidos revelam que a gestão de compliance nos acordos universidade empresa da instituição está deficiente.
|
|
5
|
-
GUSTAVO CESAR PEREIRA DE SANTANA
-
DIMENSÕES DA UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA REPRODUZIDAS NUM CENTRO ACADÊMICO: o caso do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco
-
Orientador : FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
-
HERMANO PERRELLI DE MOURA
-
MARCOS ROBERTO GOIS DE OLIVEIRA MACEDO
-
Data: 21/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo consiste em uma pesquisa acerca da observação de como ocorrem as ações institucionais dos atores de um Centro Acadêmico de uma Universidade Pública. A teoria em que se pauta o estudo se refere ao constructo da universidade empreendedora e se fundamenta em aspectos que envolvem as interações universidade-empresa-governo, como modelo Hélice Tríplice e nas dimensões de Universidade Empreendedora, propostas no estudo de Volles, Gomes e Parisotto (2017), classificadas em: mobilização de pesquisa, colaboração da indústria, informalidades e interação das indústrias. O estudo visa descrever o modo como ocorrem as ações dos atores institucionais do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, sendo observada cada categoria das dimensões da Universidade Empreendedora proposta por Volle, Gomes e Parisotto (2017). Como estratégia de pesquisa, foi adotado o método de estudo de caso, por meio da abordagem qualitativa. A unidade organizacional de investigação como lócus do estudo é o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). Os resultados esperados do estudo decorrem da exposição de possíveis elementos facilitadores e entraves que permeiam a interação dos pesquisadores do CIn-UFPE com seus parceiros estratégicos internos e externos à Universidade. Os resultados revelaram que a geração de inovações tecnológicas apropriadas pelo mercado tem origem em práticas colaborativas entre Academia, Mercado e Governo. Isso se torna possível pela ocorrência de uma cultura organizacional voltada para o empreendedorismo e a resolução de problemas pertinentes ao mercado e à sociedade civil. Foi apontado no estudo que determinadas barreiras dificultam a prática da inovação no ambiente acadêmico, como a falta de investimentos nas universidades por parte do governo, as amarras burocráticas e a demora na execução de processos internos voltados para a elaboração de projetos junto a agentes do mercado. O estudo sugere a rediscussão do modelo teórico proposto por Volles, Gomes e Parisotto (2017), ao sintetizar conceitos e trazer aprofundamentos acerca do fenômeno da Universidade Empreendedora no âmbito das ações estratégicas articuladas entre seus atores institucionais.
-
Mostrar Abstract
-
O estudo consiste em uma pesquisa acerca da observação de como ocorrem as ações institucionais dos atores de um Centro Acadêmico de uma Universidade Pública. A teoria em que se pauta o estudo se refere ao constructo da universidade empreendedora e se fundamenta em aspectos que envolvem as interações universidade-empresa-governo, como modelo Hélice Tríplice e nas dimensões de Universidade Empreendedora, propostas no estudo de Volles, Gomes e Parisotto (2017), classificadas em: mobilização de pesquisa, colaboração da indústria, informalidades e interação das indústrias. O estudo visa descrever o modo como ocorrem as ações dos atores institucionais do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, sendo observada cada categoria das dimensões da Universidade Empreendedora proposta por Volle, Gomes e Parisotto (2017). Como estratégia de pesquisa, foi adotado o método de estudo de caso, por meio da abordagem qualitativa. A unidade organizacional de investigação como lócus do estudo é o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). Os resultados esperados do estudo decorrem da exposição de possíveis elementos facilitadores e entraves que permeiam a interação dos pesquisadores do CIn-UFPE com seus parceiros estratégicos internos e externos à Universidade. Os resultados revelaram que a geração de inovações tecnológicas apropriadas pelo mercado tem origem em práticas colaborativas entre Academia, Mercado e Governo. Isso se torna possível pela ocorrência de uma cultura organizacional voltada para o empreendedorismo e a resolução de problemas pertinentes ao mercado e à sociedade civil. Foi apontado no estudo que determinadas barreiras dificultam a prática da inovação no ambiente acadêmico, como a falta de investimentos nas universidades por parte do governo, as amarras burocráticas e a demora na execução de processos internos voltados para a elaboração de projetos junto a agentes do mercado. O estudo sugere a rediscussão do modelo teórico proposto por Volles, Gomes e Parisotto (2017), ao sintetizar conceitos e trazer aprofundamentos acerca do fenômeno da Universidade Empreendedora no âmbito das ações estratégicas articuladas entre seus atores institucionais.
|
|
6
|
-
RIVANILDO VALERINO DE SANTANA JUNIOR
-
OS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS E AS RELAÇÕES DE PODER NOS CENTROS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
-
Orientador : EMANUELA SOUSA RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNNA CARVALHO ALMEIDA GRANJA
-
EMANUELA SOUSA RIBEIRO
-
NADI HELENA PRESSER
-
Data: 09/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem o objetivo de compreender como são percebidas as relações de poder no contexto do trabalho pedagógico pelos ocupantes do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais que estão lotados nos centros acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco por meio da concepção de poder de Bourdieu. O estudo focaliza um cargo de nível superior que integra o plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação das instituições federais de ensino superior cuja atribuição normativa se caracteriza pela atividade de natureza pedagógica, desempenhada por profissionais da educação formados em pedagogia ou licenciaturas. A abordagem quanto aos objetivos é exploratória, a partir da qual foi possível obter conhecimento sobre o problema apontado na literatura por meio de revisão de literatura, pesquisa documental e aplicação de questionário com 32 questões, entre objetivas e subjetivas, junto a 26 técnicos em assuntos educacionais lotados em 12 centros acadêmicos da UFPE abordando as categorias habitus e violência simbólica presentes na concepção teórica bourdieusiana. O estudo utiliza uma perspectiva de método não paradigmático, fazendo uso da abordagem qualitativa e quantitativa. A análise dos dados quantitativos utilizou-se de tabelas, gráficos, percentuais ou taxa de frequência e os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin conhecida por análise categorial, fazendo uso de Atlas.ti Web e Microsoft Excel. O estudo relatou que as circunstâncias existenciais dos TAEs são caracterizadas pelas desigualdades de condições de poder considerando a estruturação dos capitais específicos do campo universitário, com prevalência dos docentes quanto ao capital propriamente universitário e ao prestígio científico, bem como a estratégia dos agentes TAEs para melhorarem suas condições de inserção institucional. A análise das percepções dos TAEs quanto às relações de poder evidenciou que há uma violência simbólica exercida sobre tais agentes e que o processo de conquista de espaço é agonístico. O estudo conclui que as relações de poder são exercidas de forma velada e é arbitrada pelos agentes dominantes com reforço dos mecanismos de dominação que se fazem eficientes no campo.
-
Mostrar Abstract
-
This master thesis goal is to understand how power structures are perceived in the context of pedagogical work by professionals in the Technician position in Educational Affairs (TAE) in the academic centers of the University Federal of Pernambuco (UFPE). The study takes into account the main concepts of power proposed by Bourdieu. Hence, the research is focused on a professional level position representing the career of the technicals-administrative in the education of the federal educational institutions. The Technician position regulation establishes that educational professionals (i.e., professionals with a degree in pedagogy or education) must perform pedagogical activities. The study applies an exploratory approach to understand the literature problems and gaps better, aiming to define the research goal. The method includes a literature review, documentary research, and a survey interviewing 26 technical in education affairs based on 12 distinct UFPE academic centers. The questionnaire contains 32 qualitative and quantitative questions and addresses Bourdier's habitus and symbolic violence concepts. The research method is based on qualitative and quantitative approaches. So, the quantitative analysis uses graphs, tables analysis, and frequency rate to achieve the results. Regarding the qualitative perspective, the category-based content analysis concept, proposed by Bardin, guides the qualitative data analysis. Furthermore, some tools are used in the research, such as Atlas.ti Web, and Microsoft Excel. As a result, the study report that existential circumstances of TAE are characterized by inequality of power conditions, taking into account the specific structure of capital in the University Field. In this way, professors prevail over TAEs in the university's money and scientific prestige. Moreover, the study also presents some TAE strategies to improve the institution's inclusion conditions. The analysis of TAE perceptions related to relation power emphasizes the existence of symbolic violence over them. They also report that achieving space conquers is a conflicted path. The research concludes that power relations are carried out covertly and are arbitrated by dominant power agents, strengthening mechanisms of domination that become efficient in the field.
|
|
7
|
-
IONE FERREIRA GUIMARAES
-
ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DOS FUNDOS ESPECIAIS QUE VIOLA O PRINCÍPIO DA ABSOLUTA PRIORIDADE DO ART. 227 DA CRFB/1988
-
Orientador : CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
-
DENILSON BEZERRA MARQUES
-
JORGE ALEXANDRE BARBOSA NEVES
-
Data: 26/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Por mais dinâmico e amplo que seja o tema da violência no cenário geopolítico estudado há anos em diversos prismas no Brasil e no mundo, o objetivo aqui é lançar luz na ampla
violação da União ao princípio constitucional de absoluta prioridade ao público infanto- juvenil estabelecido pelo Art. 227 da CRFB/1988, ao designar com menor participação do
orçamento público o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA) e fomentar com maior participação o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), financiador da “Máquina de Morte” estatal, como assim se reporta Soares (2019) ao aparato policial, comumente acionada contra os moradores no que o IBGE chama de “Aglomerados Anormais”; o público em geral, de “favelas” ou “comunidades”; e Achille Mbembe (2016), de “necrópole”; que resulta no genocídio de crianças, adolescentes e jovens, pobres, negros, vistos como “suspeitos potenciais”, praticado e reconhecido pelo próprio Estado no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Assassinatos de Jovens, constituída pelo Senado Federal em 2016 (BRASIL, CPI, 2016). Em virtude da complexidade das relações interpessoais, atemporais, no amplo cenário historicamente constituído por vários atores em maior e menor protagonismo ao longo do tempo, teoricamente e metodologicamente o estudo está estruturado por micro-histórias que se dialogam entre si como recurso da historicidade para compreender a trama social em que se desponta o fenômeno da violência em seu grau máximo de afronta à dignidade humana, no caso do cenário brasileiro, em desfavor do público jovem, fundamentado no conceito confucionista de conhecer o passado, para entender o presente, com vistas em projetar um futuro melhor. Para testar e comprovar a preferência da absoluta prioridade da União, utilizou-se o método comparativo de Gil (2008) no tocante ao montante financeiro entre os dois fundos, FNSP e FNCA, cujos dados foram obtidos em
Portais Oficiais e também solicitado no Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e- SIC). Ao final, o estudo espera contribuir com a redistribuição de parte dos recursos do FNSP
para fundos estaduais e municipais em virtude da descentralização político-administrativa e o princípio estatutário da municipalização, para fins de investimento no desenvolvimento das habilidades humanas do público jovem, desde a primeira infância até a profissionalização, como recomendado pelo referendado James Heckman (2000) ao afirmar que o melhor investimento que os governos podem fazer é na primeira infância.
-
Mostrar Abstract
-
Por mais dinâmico e amplo que seja o tema da violência no cenário geopolítico estudado há anos em diversos prismas no Brasil e no mundo, o objetivo aqui é lançar luz na ampla
violação da União ao princípio constitucional de absoluta prioridade ao público infanto- juvenil estabelecido pelo Art. 227 da CRFB/1988, ao designar com menor participação do
orçamento público o Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA) e fomentar com maior participação o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), financiador da “Máquina de Morte” estatal, como assim se reporta Soares (2019) ao aparato policial, comumente acionada contra os moradores no que o IBGE chama de “Aglomerados Anormais”; o público em geral, de “favelas” ou “comunidades”; e Achille Mbembe (2016), de “necrópole”; que resulta no genocídio de crianças, adolescentes e jovens, pobres, negros, vistos como “suspeitos potenciais”, praticado e reconhecido pelo próprio Estado no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Assassinatos de Jovens, constituída pelo Senado Federal em 2016 (BRASIL, CPI, 2016). Em virtude da complexidade das relações interpessoais, atemporais, no amplo cenário historicamente constituído por vários atores em maior e menor protagonismo ao longo do tempo, teoricamente e metodologicamente o estudo está estruturado por micro-histórias que se dialogam entre si como recurso da historicidade para compreender a trama social em que se desponta o fenômeno da violência em seu grau máximo de afronta à dignidade humana, no caso do cenário brasileiro, em desfavor do público jovem, fundamentado no conceito confucionista de conhecer o passado, para entender o presente, com vistas em projetar um futuro melhor. Para testar e comprovar a preferência da absoluta prioridade da União, utilizou-se o método comparativo de Gil (2008) no tocante ao montante financeiro entre os dois fundos, FNSP e FNCA, cujos dados foram obtidos em
Portais Oficiais e também solicitado no Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e- SIC). Ao final, o estudo espera contribuir com a redistribuição de parte dos recursos do FNSP
para fundos estaduais e municipais em virtude da descentralização político-administrativa e o princípio estatutário da municipalização, para fins de investimento no desenvolvimento das habilidades humanas do público jovem, desde a primeira infância até a profissionalização, como recomendado pelo referendado James Heckman (2000) ao afirmar que o melhor investimento que os governos podem fazer é na primeira infância.
|
|
8
|
-
ROGERIO VIEIRA DE LIMA
-
Análise da ação administrativa no fomento à educação empreendedora na formação dos alunos do Centro de Informática da UFPE.
-
Orientador : ROSANE MARIA ALENCAR DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENILSON BEZERRA MARQUES
-
NADJA MEDEIROS JUSTINO DA SILVA
-
ROSANE MARIA ALENCAR DA SILVA
-
Data: 29/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso e tem como objeto de pesquisa o empreendedorismo e a educação empreendedora no ecossistema do Centro de Informática da UFPE. Nesse sentido, tem-se como objetivo analisar como os fatos, ações administrativas e estrutura organizacional promovem uma educação voltada ao empreendedorismo na visão dos gestores do Centro de Informática da UFPE, no período de 2013 a 2021. A abordagem teórica seguiu os preceitos propostos pelo sociólogo Alberto Guerreiro Ramos ao tratar do fato e da ação administrativa. Para estabelecer uma conexão com o empreendedorismo e a educação empreendedora, inicialmente, foi verificado se o CIn se enquadra como um centro empreendedor, baseado nos pilares da Hélice Tríplice, proposta por Henry Etzkowitz. Foi verificado se a estrutura do centro fornece aos alunos capacidade crítica e de reflexão sobre problemas sociais e se busca fomentar no discente o espírito empreendedor e inovador. O segundo passo foi traçar o perfil dos seus alunos, com o intuito de confirmar se o projeto adotado pelo CIn fomenta, efetivamente, a educação empreendedora. Por fim, foi realizada uma entrevista como o gestor no período de 2013 a 2021, objetivando analisar a visão da gestão, para identificar como ela enxerga a educação empreendedora, promoção do empreendedorismo por parte do CIn, como a ação administrativa afeta esse ecossistema e quais os impactos dessa metodologia na formação dos alunos e no desenvolvimento econômico e social regional. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é apresentada como qualitativa e do ponto de vista dos objetivos, se classifica como descritiva. Foram utilizados os seguintes procedimentos pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; entrevista e questionário. Os resultados mostram que o CIn é um centro de excelência em educação empreendedora na UFPE, realizando ações que visam ao desenvolvimento a longo prazo, permitindo que os resultados positivos sejam obtidos e mantidos de forma perene e sustentável. Por fim, foi identificado que o modelo de educação empreendedora tem sido eficiente, tem agregado alunos e professores, tem provocado uma maior integração de alunos aos seus respectivos cursos, além de aproximar o CIn da sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso e tem como objeto de pesquisa o empreendedorismo e a educação empreendedora no ecossistema do Centro de Informática da UFPE. Nesse sentido, tem-se como objetivo analisar como os fatos, ações administrativas e estrutura organizacional promovem uma educação voltada ao empreendedorismo na visão dos gestores do Centro de Informática da UFPE, no período de 2013 a 2021. A abordagem teórica seguiu os preceitos propostos pelo sociólogo Alberto Guerreiro Ramos ao tratar do fato e da ação administrativa. Para estabelecer uma conexão com o empreendedorismo e a educação empreendedora, inicialmente, foi verificado se o CIn se enquadra como um centro empreendedor, baseado nos pilares da Hélice Tríplice, proposta por Henry Etzkowitz. Foi verificado se a estrutura do centro fornece aos alunos capacidade crítica e de reflexão sobre problemas sociais e se busca fomentar no discente o espírito empreendedor e inovador. O segundo passo foi traçar o perfil dos seus alunos, com o intuito de confirmar se o projeto adotado pelo CIn fomenta, efetivamente, a educação empreendedora. Por fim, foi realizada uma entrevista como o gestor no período de 2013 a 2021, objetivando analisar a visão da gestão, para identificar como ela enxerga a educação empreendedora, promoção do empreendedorismo por parte do CIn, como a ação administrativa afeta esse ecossistema e quais os impactos dessa metodologia na formação dos alunos e no desenvolvimento econômico e social regional. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é apresentada como qualitativa e do ponto de vista dos objetivos, se classifica como descritiva. Foram utilizados os seguintes procedimentos pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; entrevista e questionário. Os resultados mostram que o CIn é um centro de excelência em educação empreendedora na UFPE, realizando ações que visam ao desenvolvimento a longo prazo, permitindo que os resultados positivos sejam obtidos e mantidos de forma perene e sustentável. Por fim, foi identificado que o modelo de educação empreendedora tem sido eficiente, tem agregado alunos e professores, tem provocado uma maior integração de alunos aos seus respectivos cursos, além de aproximar o CIn da sociedade.
|
|
9
|
-
PAULO HENRIQUE MENESES BRASIL
-
Novas modalidades de trabalho: o teletrabalho no IFPB durante a pandemia de Covid-19 e a motivação dos servidores.
-
Orientador : PIOTR TRZESNIAK
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PIOTR TRZESNIAK
-
EMANUELA SOUSA RIBEIRO
-
ALESSANDRA CARLA CEOLIN
-
Data: 30/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Podendo ser definido como uma modalidade flexível onde o trabalho é desempenhado fora das dependências da organização, levando-se o trabalho ao trabalhador por intermédio de tecnologias de telecomunicações (MELLO, 1999), o teletrabalho foi utilizado pela Administração Pública como medida para preservar a saúde de seus servidores durante a pandemia de Covid-19. A partir dessa experiência, foram publicadas normas como a Instrução Normativa nº 65/2020 e o Decreto nº 11.072/2022, que regulamentam o teletrabalho para uso permanente pelas instituições da Administração Pública Federal. Com essa possibilidade de implementação permanente do teletrabalho, esta pesquisa tem como objetivo geral descrever a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em relação à influência do teletrabalho na motivação, à luz das teorias motivacionais, considerando a experiência de uso dessa modalidade de trabalho durante a pandemia de Covid-19. A abordagem teórica seguiu as principais teorias contemporâneas sobre motivação, sobretudo a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, e as vantagens e desvantagens do teletrabalho identificadas na teoria sobre o tema. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e exploratório, abordagem quantitativa, e delineada como bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários, aplicados a 130 TAEs do IFPB. Os resultados permitiram identificar, além do perfil dos respondentes e da caracterização do exercício do teletrabalho, que o grau de motivação ao passar a trabalhar remotamente foi muito parecido entre os que tiveram a motivação aumentada ou diminuída. Quanto à adaptação, grande maioria se adaptou e prefere trabalhar remotamente ou parcialmente remotamente, enquanto que uma parcela menor não sentiu diferença de adaptação, ou não se adaptou. Além disso, a pesquisa identificou fatores que, passando a existir durante o teletrabalho, possuem maior poder de influência sobre a motivação dos servidores, como por exemplo, o fornecimento de ajuda financeira para cobrir custos com o teletrabalho, e o ambiente tranquilo capaz de possibilitar a concentração, sem interrupções. Espera-se que com os resultados desta pesquisa, que a futura implementação do teletrabalho considere os aspectos motivacionais dos servidores, a fim de potencializar as vantagens do teletrabalho, e reduzir a ocorrência das desvantagens dessa modalidade de trabalho.
-
Mostrar Abstract
-
Podendo ser definido como uma modalidade flexível onde o trabalho é desempenhado fora das dependências da organização, levando-se o trabalho ao trabalhador por intermédio de tecnologias de telecomunicações (MELLO, 1999), o teletrabalho foi utilizado pela Administração Pública como medida para preservar a saúde de seus servidores durante a pandemia de Covid-19. A partir dessa experiência, foram publicadas normas como a Instrução Normativa nº 65/2020 e o Decreto nº 11.072/2022, que regulamentam o teletrabalho para uso permanente pelas instituições da Administração Pública Federal. Com essa possibilidade de implementação permanente do teletrabalho, esta pesquisa tem como objetivo geral descrever a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em relação à influência do teletrabalho na motivação, à luz das teorias motivacionais, considerando a experiência de uso dessa modalidade de trabalho durante a pandemia de Covid-19. A abordagem teórica seguiu as principais teorias contemporâneas sobre motivação, sobretudo a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, e as vantagens e desvantagens do teletrabalho identificadas na teoria sobre o tema. Do ponto de vista metodológico, esta é uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo e exploratório, abordagem quantitativa, e delineada como bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários, aplicados a 130 TAEs do IFPB. Os resultados permitiram identificar, além do perfil dos respondentes e da caracterização do exercício do teletrabalho, que o grau de motivação ao passar a trabalhar remotamente foi muito parecido entre os que tiveram a motivação aumentada ou diminuída. Quanto à adaptação, grande maioria se adaptou e prefere trabalhar remotamente ou parcialmente remotamente, enquanto que uma parcela menor não sentiu diferença de adaptação, ou não se adaptou. Além disso, a pesquisa identificou fatores que, passando a existir durante o teletrabalho, possuem maior poder de influência sobre a motivação dos servidores, como por exemplo, o fornecimento de ajuda financeira para cobrir custos com o teletrabalho, e o ambiente tranquilo capaz de possibilitar a concentração, sem interrupções. Espera-se que com os resultados desta pesquisa, que a futura implementação do teletrabalho considere os aspectos motivacionais dos servidores, a fim de potencializar as vantagens do teletrabalho, e reduzir a ocorrência das desvantagens dessa modalidade de trabalho.
|
|
10
|
-
GISELLY KARINE DE SOUZA
-
O Engajamento Discente em tempos de Pandemia: Uso de Metodologias ativas no Curso de Graduação em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Pernambuco
-
Orientador : ROSANE MARIA ALENCAR DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENILSON BEZERRA MARQUES
-
NADJA MEDEIROS JUSTINO DA SILVA
-
ROSANE MARIA ALENCAR DA SILVA
-
Data: 31/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Frente à pandemia da COVID-19 o Ensino Remoto Emergencial surge como estratégia para continuidade das atividades acadêmicas de ensino durante os semestres remotos instituídos pelas universidades públicas. O estudo em questão aborda o Engajamento Discente, associado ao uso de metodologias ativas, no curso de graduação em Sistemas de Informação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo foi investigar de que forma ocorreu o engajamento discente, com o uso de metodologias ativas, a partir da percepção dos alunos vinculados ao Curso de Graduação em Sistemas de Informação, nos semestres remotos. A pesquisa é um estudo de caso, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário produzido no google forms contendo 06 questões, encaminhado via link para os e-mails dos alunos. Após as delimitações no campo da pesquisa, 64 discentes colaboraram com o estudo. A análise dos dados seguiu três fases: preparação, descrição e interpretação dos dados. Foram identificadas a utilização das seguintes metodologias ativas no semestres remotos: sala de aula invertida,, Aprendizagem Baseada em Problemas-PBL, Aprendizagem Baseada em Projetos e gamification. O engajamento é constituído por componentes comportamentais, emocionais e cognitivos, assim como envolve questões como dedicação, grau de envolvimento com as atividades, autonomia, aprendizagem ativa, colaboração e interação entre os pares e os docentes. Os resultados evidenciam que o engajamento discente apresenta variações no período da pandemia, por meio da utilização de metodologias ativas como abordagem de ensino-aprendizagem. Embora os estudos que serviram de base para a investigação apresentarem questões relacionadas ao ensino presencial, as discussões desta pesquisa apontam aspectos do engajamento discente durante o Ensino Remoto Emergencial no curso de Sistemas de Informação. Apesar de indicarem algumas dificuldades encontradas em relação a abrupta adaptação ao modelo remoto, como por exemplo a dificuldade de adequação das aulas ao remoto, os discentes participantes mencionam motivação para as atividades, sentem-se mais ativos como membros da turma, assim como consideram que as metodologias ativas podem ser utilizadas em outras disciplinas. O estudo do engajamento no contexto da educação pode auxiliar as IES a desenvolver estratégias para melhorar a produtividade, permanência e, consequentemente, a qualidade de vida dos discentes. Além disso, vale reforçar que mesmo após o período pandêmico, é importante a universidade pública continuar buscando estratégias inovadoras que se mostrem em oposição ao formato transmissão de conteúdo, principalmente considerando situações de excepcionalidades como foi a pandemia.
-
Mostrar Abstract
-
Frente à pandemia da COVID-19 o Ensino Remoto Emergencial surge como estratégia para continuidade das atividades acadêmicas de ensino durante os semestres remotos instituídos pelas universidades públicas. O estudo em questão aborda o Engajamento Discente, associado ao uso de metodologias ativas, no curso de graduação em Sistemas de Informação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo foi investigar de que forma ocorreu o engajamento discente, com o uso de metodologias ativas, a partir da percepção dos alunos vinculados ao Curso de Graduação em Sistemas de Informação, nos semestres remotos. A pesquisa é um estudo de caso, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário produzido no google forms contendo 06 questões, encaminhado via link para os e-mails dos alunos. Após as delimitações no campo da pesquisa, 64 discentes colaboraram com o estudo. A análise dos dados seguiu três fases: preparação, descrição e interpretação dos dados. Foram identificadas a utilização das seguintes metodologias ativas no semestres remotos: sala de aula invertida,, Aprendizagem Baseada em Problemas-PBL, Aprendizagem Baseada em Projetos e gamification. O engajamento é constituído por componentes comportamentais, emocionais e cognitivos, assim como envolve questões como dedicação, grau de envolvimento com as atividades, autonomia, aprendizagem ativa, colaboração e interação entre os pares e os docentes. Os resultados evidenciam que o engajamento discente apresenta variações no período da pandemia, por meio da utilização de metodologias ativas como abordagem de ensino-aprendizagem. Embora os estudos que serviram de base para a investigação apresentarem questões relacionadas ao ensino presencial, as discussões desta pesquisa apontam aspectos do engajamento discente durante o Ensino Remoto Emergencial no curso de Sistemas de Informação. Apesar de indicarem algumas dificuldades encontradas em relação a abrupta adaptação ao modelo remoto, como por exemplo a dificuldade de adequação das aulas ao remoto, os discentes participantes mencionam motivação para as atividades, sentem-se mais ativos como membros da turma, assim como consideram que as metodologias ativas podem ser utilizadas em outras disciplinas. O estudo do engajamento no contexto da educação pode auxiliar as IES a desenvolver estratégias para melhorar a produtividade, permanência e, consequentemente, a qualidade de vida dos discentes. Além disso, vale reforçar que mesmo após o período pandêmico, é importante a universidade pública continuar buscando estratégias inovadoras que se mostrem em oposição ao formato transmissão de conteúdo, principalmente considerando situações de excepcionalidades como foi a pandemia.
|
|
11
|
-
ANNA KAROLINA VASCONCELOS DA SILVA
-
Para além do direito de acesso à informação pública: Uma avaliação da qualidade da informação disponível no menu “Acesso à informação” do sítio eletrônico da Universidade Federal de Pernambuco.
-
Orientador : EMANUELA SOUSA RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDVALDO CARVALHO ALVES
-
EMANUELA SOUSA RIBEIRO
-
NADI HELENA PRESSER
-
Data: 31/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
No Brasil e no mundo, discussões sobre o direito ao acesso à informação têm crescido nas últimas duas décadas, especialmente, devido ao processo de transição para o regime político da democracia em muitos países, em grau variável de sucesso, e aos avanços nas tecnologias da informação e comunicação. No entanto, no âmbito da gestão pública, conhecer os atos, por si só, não atende às expectativas do cidadão que, também, exige qualidade informacional. Desta forma, cumprir tão-somente o que dispõe textualmente a Lei nº 12.527/2011– conhecida como Lei de acesso à informação - não implica efetivamente em informações disponíveis à sociedade. Diante desta perspectiva, este estudo objetiva avaliar a qualidade da informação disponibilizada ao cidadão, em menu “Acesso à informação” do sítio eletrônico da Universidade Federal de Pernambuco, adotando o ponto de vista do produtor de informação, e utilizando-se, como parâmetros para avaliação da qualidade da informação, os atributos autenticidade, integridade e atualidade constitutivas do modelo proposto por Arouck (2011). A pesquisa empregou a abordagem qualitativa e se caracteriza como descritiva, tendo feito uso das técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, da observação indireta, com uso de roteiro de observação previamente estruturado pela pesquisadora, e análise dos dados a partir das análise de conteúdo qualitativa. A dissertação foi estruturada em cinco capítulos: o primeiro com a exposição de considerações iniciais sobre o tema, justificativas e seus objetivos. O segundo capítulo apresenta as discussões teóricas acerca da comunicação e da informação públicas, relacionando-as com a Lei 12.527/2011, e abordando a obrigação da transparência pública, como elemento imprescindível para a efetivação da comunicação pública. No terceiro capítulo é realizada a discussão acerca das relações entre a gestão pública e o acesso à informação pública, especialmente abordando os conceitos de accountability e governança, e afunilando-se o debate para abordar a implementação da lei de acesso à informação nas universidades federais. Problematiza-se ainda a identificação dos requisitos de qualidade da informação, em uma abordagem teórico-metodológica, com o fito de selecionar os critérios adotados para a avaliação da qualidade da informação disponibilizada em menu “Acesso à informação” do sítio eletrônico institucional da UFPE. Ainda neste capítulo apresenta-se as demais estratégias metodológicas adotadas no estudo. No quarto capítulo são apresentados os achados empíricos da pesquisa, descrevendo-se o perfil do setor responsável pela produção, disponibilização e monitoramento de informações no menu “acesso à informação” do sítio eletrônico da UFPE, e analisando-se este menu (documentos e conteúdos), com base nos atributos autenticidade, integridade e atualidade do modelo de qualidade de informação (Arouck, 2011). A partir destes achados conclui-se, já no quinto capítulo, que apesar da experiência e atuação proativa e contínua do setor responsável pelo monitoramento das informações públicas no menu “acesso a informação” do sítio eletrônico institucional, a ausência de subsídio legal vigente voltado ao apontamento de diretrizes mínimas e competências das unidades para a gestão da informação no ambiente web, e a fragilidade da governança institucional, são observados como fatores chaves no entrave ao processo de qualidade da informação disponibilizada à sociedade e por consequência, o efetivo acesso à informação.
-
Mostrar Abstract
-
No Brasil e no mundo, discussões sobre o direito ao acesso à informação têm crescido nas últimas duas décadas, especialmente, devido ao processo de transição para o regime político da democracia em muitos países, em grau variável de sucesso, e aos avanços nas tecnologias da informação e comunicação. No entanto, no âmbito da gestão pública, conhecer os atos, por si só, não atende às expectativas do cidadão que, também, exige qualidade informacional. Desta forma, cumprir tão-somente o que dispõe textualmente a Lei nº 12.527/2011– conhecida como Lei de acesso à informação - não implica efetivamente em informações disponíveis à sociedade. Diante desta perspectiva, este estudo objetiva avaliar a qualidade da informação disponibilizada ao cidadão, em menu “Acesso à informação” do sítio eletrônico da Universidade Federal de Pernambuco, adotando o ponto de vista do produtor de informação, e utilizando-se, como parâmetros para avaliação da qualidade da informação, os atributos autenticidade, integridade e atualidade constitutivas do modelo proposto por Arouck (2011). A pesquisa empregou a abordagem qualitativa e se caracteriza como descritiva, tendo feito uso das técnicas da pesquisa bibliográfica e documental, da observação indireta, com uso de roteiro de observação previamente estruturado pela pesquisadora, e análise dos dados a partir das análise de conteúdo qualitativa. A dissertação foi estruturada em cinco capítulos: o primeiro com a exposição de considerações iniciais sobre o tema, justificativas e seus objetivos. O segundo capítulo apresenta as discussões teóricas acerca da comunicação e da informação públicas, relacionando-as com a Lei 12.527/2011, e abordando a obrigação da transparência pública, como elemento imprescindível para a efetivação da comunicação pública. No terceiro capítulo é realizada a discussão acerca das relações entre a gestão pública e o acesso à informação pública, especialmente abordando os conceitos de accountability e governança, e afunilando-se o debate para abordar a implementação da lei de acesso à informação nas universidades federais. Problematiza-se ainda a identificação dos requisitos de qualidade da informação, em uma abordagem teórico-metodológica, com o fito de selecionar os critérios adotados para a avaliação da qualidade da informação disponibilizada em menu “Acesso à informação” do sítio eletrônico institucional da UFPE. Ainda neste capítulo apresenta-se as demais estratégias metodológicas adotadas no estudo. No quarto capítulo são apresentados os achados empíricos da pesquisa, descrevendo-se o perfil do setor responsável pela produção, disponibilização e monitoramento de informações no menu “acesso à informação” do sítio eletrônico da UFPE, e analisando-se este menu (documentos e conteúdos), com base nos atributos autenticidade, integridade e atualidade do modelo de qualidade de informação (Arouck, 2011). A partir destes achados conclui-se, já no quinto capítulo, que apesar da experiência e atuação proativa e contínua do setor responsável pelo monitoramento das informações públicas no menu “acesso a informação” do sítio eletrônico institucional, a ausência de subsídio legal vigente voltado ao apontamento de diretrizes mínimas e competências das unidades para a gestão da informação no ambiente web, e a fragilidade da governança institucional, são observados como fatores chaves no entrave ao processo de qualidade da informação disponibilizada à sociedade e por consequência, o efetivo acesso à informação.
|
|
12
|
-
ELIZABETH ALVES DOS SANTOS
-
AS MEDIDAS RESTRITIVAS DURANTE A COVID-19 E O ACESSO AO INÍCIO DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: Um estudo realizado no Hospital das Clínica da Universidade Federal de Pernambuco
-
Orientador : CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
-
DENILSON BEZERRA MARQUES
-
RAIMUNDO MACIEL FEITOSA E CASTRO
-
Data: 31/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
-
O câncer de mama é considerado um dos grandes problemas de saúde pública a ser enfrentado no contexto de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, com estimativa de 66.280 casos novos para cada ano do triênio 2020-2022. Em 2020 a pandemia Covid-19 deu início a um grande desafio para os sistemas mundiais de saúde, constituindo, segundo a OMS, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Estudo estatísticos revelaram que a probabilidade anual de ocorrência de epidemias extremas pode aumentar em até três vezes nas próximas décadas. Considerando que, o diagnóstico precoce do câncer de mama e que seu início de tratamento são fundamentais para o prognóstico e cura da doença, considerando ainda a geração de conhecimentos que forneçam suporte a gestores de serviços de saúde para ação em meio à pandemias são de indispensável importância, esse projeto teve como objetivo analisar de que forma as medidas restritivas impostas durante a pandemia de Covid-19 interferiram no acesso ao início do tratamento do câncer de mama no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, foi realizado um estudo descritivo numa abordagem quantitativa, com efeito comparativo para os anos de 2017 a 2020 a partir dos números de consultas, exames e procedimentos realizados para diagnóstico e tratamento do câncer de mama nos referidos anos. O resultado não revelou diferença significativa para o estadiamento do câncer de mama em mulheres diagnosticadas no ano de 2020 em comparação com os três anteriores. Houve redução para as demais variáveis estudadas para o ano de 2020 quando comparadas com os três anos anteriores com maiores reduções para os números de histopatológico e de consulta com uma redução de -78% e -55%, respectivamente. A redução de procedimentos e consultas necessários ao diagnóstico e início do tratamento do câncer de mama, no período de restrições impostas pela pandemia Covid-19 podem ser indícios de que os próximos anos vão revelar uma elevada demanda dos serviços especializados para esse tratamento.
-
Mostrar Abstract
-
-
|
|
13
|
-
PAULO VICTOR DA CRUZ SOUTO MAIOR
-
Motivação no Trabalho: Um Estudo sobre a Percepção dos Técnicos Administrativos da UFPE à Luz das Teorias Motivacionais
-
Orientador : PIOTR TRZESNIAK
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALESSANDRA CARLA CEOLIN
-
EMANUELA SOUSA RIBEIRO
-
PIOTR TRZESNIAK
-
Data: 31/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teve o objetivo geral de identificar os fatores motivacionais mais importantes e menos existentes no trabalho dos TAE's, segundo a percepção deles. A revisão de literatura se baseou em conceitos e considerações de estudiosos e teóricos do fenômeno da motivação, como Maslow, Herzberg, Adams, Locke, Skinner, Lacombe, Robbins, Newstrom, Bergue, Bergamini, além de estudos empíricos recentes sobre a motivação no contexto do setor público. Para o levantamento de campo (survey), um instrumento de coleta de dados foi aperfeiçoado e aplicado através do formulário eletrônico da Google, o qual solicitou a percepção dos servidores TAE's da UFPE quanto à importância atribuída e quanto à existência no trabalho de 35 fatores motivacionais. O público-alvo foram 3855 servidores TAE's da UFPE. Obteve-se respostas de 460 deles, no entanto, 365 respostas foram consideradas válidas, o que corresponde à aproximadamente 9,5% do população. Essa amostra é aceitável para o tipo de pesquisa realizada, isto é, um de estudo de caso do tipo descritivo com abordagem quali-quantitativa, pois apresenta um grau de confiança de 95% e uma margem de erro amostral de 5%. Os dados foram analisados principalmente à luz da Teoria dos Dois Fatores (Herzberg), da Teoria da Equidade (Adams) e da Teoria da Fixação de Objetivos (Locke). Os resultados apontaram como fatores considerados mais importantes para a motivação no trabalho dos TAE's da UFPE, independentemente de existirem de fato: (i) boas condições psicossociais para exercício do trabalho (sem excessos de autoritarismo, pressão por desempenho, desentendimentos pessoais etc.); (ii) ter uma perspectiva de carreira que permita antever uma vida digna e feliz; (iii) bom relacionamento com a chefia imediata. Já os fatores que apresentaram menor importância para a motivação no trabalho são: (i) ter oportunidade de exercer liderança (mesmo sem ocupar cargo de chefia); (ii) objetivos e metas do trabalho serem desafiadores; (iii) disponibilidade de atendimento médico no local de trabalho. Quanto à percepção da existência dos fatores na instituição, os TAE's consideraram mais presentes: (i) estabilidade no emprego; (ii) bom relacionamento com a chefia imediata; (iii) bom relacionamento com colegas de trabalho. Já os fatores menos presentes foram: (i) trabalho em regime de home office (trabalhar de casa); (ii) ao menos um benefício extra, como 14º salário, participação em lucros, automóvel para uso particular, plano ou serviço de saúde extensivo a familiares etc.; (iii) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias. A partir de uma análise comparativa, considerando a diferença entre a importância para a motivação e a percepção de existência do fator na instituição, os fatores que apresentam maiores divergências e que, consequentemente, necessitam receber atenção prioritária da gestão universitária são: (i) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias; (ii) trabalho em regime de home office (trabalhar de casa); (iii) ao menos um benefício extra, como 14º salário, participação em lucros, automóvel para uso particular, plano ou serviço de saúde extensivo a familiares etc; (iv) oportunidades e benefícios (como capacitação, trabalhar de casa, jornada reduzida, horário flexível etc.) serem concedidos a quem de fato merece.
-
Mostrar Abstract
-
A presente pesquisa teve o objetivo geral de identificar os fatores motivacionais mais importantes e menos existentes no trabalho dos TAE's, segundo a percepção deles. A revisão de literatura se baseou em conceitos e considerações de estudiosos e teóricos do fenômeno da motivação, como Maslow, Herzberg, Adams, Locke, Skinner, Lacombe, Robbins, Newstrom, Bergue, Bergamini, além de estudos empíricos recentes sobre a motivação no contexto do setor público. Para o levantamento de campo (survey), um instrumento de coleta de dados foi aperfeiçoado e aplicado através do formulário eletrônico da Google, o qual solicitou a percepção dos servidores TAE's da UFPE quanto à importância atribuída e quanto à existência no trabalho de 35 fatores motivacionais. O público-alvo foram 3855 servidores TAE's da UFPE. Obteve-se respostas de 460 deles, no entanto, 365 respostas foram consideradas válidas, o que corresponde à aproximadamente 9,5% do população. Essa amostra é aceitável para o tipo de pesquisa realizada, isto é, um de estudo de caso do tipo descritivo com abordagem quali-quantitativa, pois apresenta um grau de confiança de 95% e uma margem de erro amostral de 5%. Os dados foram analisados principalmente à luz da Teoria dos Dois Fatores (Herzberg), da Teoria da Equidade (Adams) e da Teoria da Fixação de Objetivos (Locke). Os resultados apontaram como fatores considerados mais importantes para a motivação no trabalho dos TAE's da UFPE, independentemente de existirem de fato: (i) boas condições psicossociais para exercício do trabalho (sem excessos de autoritarismo, pressão por desempenho, desentendimentos pessoais etc.); (ii) ter uma perspectiva de carreira que permita antever uma vida digna e feliz; (iii) bom relacionamento com a chefia imediata. Já os fatores que apresentaram menor importância para a motivação no trabalho são: (i) ter oportunidade de exercer liderança (mesmo sem ocupar cargo de chefia); (ii) objetivos e metas do trabalho serem desafiadores; (iii) disponibilidade de atendimento médico no local de trabalho. Quanto à percepção da existência dos fatores na instituição, os TAE's consideraram mais presentes: (i) estabilidade no emprego; (ii) bom relacionamento com a chefia imediata; (iii) bom relacionamento com colegas de trabalho. Já os fatores menos presentes foram: (i) trabalho em regime de home office (trabalhar de casa); (ii) ao menos um benefício extra, como 14º salário, participação em lucros, automóvel para uso particular, plano ou serviço de saúde extensivo a familiares etc.; (iii) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias. A partir de uma análise comparativa, considerando a diferença entre a importância para a motivação e a percepção de existência do fator na instituição, os fatores que apresentam maiores divergências e que, consequentemente, necessitam receber atenção prioritária da gestão universitária são: (i) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias; (ii) trabalho em regime de home office (trabalhar de casa); (iii) ao menos um benefício extra, como 14º salário, participação em lucros, automóvel para uso particular, plano ou serviço de saúde extensivo a familiares etc; (iv) oportunidades e benefícios (como capacitação, trabalhar de casa, jornada reduzida, horário flexível etc.) serem concedidos a quem de fato merece.
|
|
14
|
-
KATHARINE GALDINO MAIA GOMES TURMINA
-
Contribuições de ferramentas digitais da comunicação organizacional para uma gestão eficiente em instituições públicas: um exame na Universidade Federal de Pernambuco
-
Orientador : JAIRO SIMIAO DORNELAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JAIRO SIMIAO DORNELAS
-
PIOTR TRZESNIAK
-
ROGERIO LUIZ COVALESKI
-
Data: 31/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Toda instituição pública tem por objetivo intrínseco e primeiro prestar serviços à sociedade em prol do bem comum. A administração pública brasileira atualmente se caracteriza por seguir o modelo da nova gestão pública, que preconiza a eficiência como uma das principais características da boa gestão. Sabendo que a eficiência organizacional pode ser representada pela interseção da tríade processos, tecnologia e pessoas e que a comunicação digital nada mais é que um processo baseado em tecnologia. Essa pesquisa se interessa nas ferramentas digitais de comunicação como artefatos poderosos de representação de eficiência e usa a UFPE como cenário para levantamento do fenômeno no panorama da gestão universitária. Apresentando como objetivo geral o de buscar quais contribuições efetivas trazem as ferramentas digitais da tecnologia da informação para comunicação organizacional na direção do incremento da eficiência da gestão universitária. Para tanto, foram estatuídos objetivos específicos, a fim de direcionar a pesquisa para responder à pergunta de pesquisa, como também foram exibidos os paradigmas que direcionaram a escolha do método survey, dos instrumentos de coleta e consequentemente da análise de dados. Foram aplicados questionários para os servidores da UFPE, obtendo-se 168 respostas válidas, gerando uma amostra que representa a população pretendida. Também foram feitas 10 entrevistas com servidores com cargos de gestão na UFPE, a fim de complementar os resultados dos questionários como também entender a perspectiva da gestão quanto ao uso das ferramentas de comunicação digital e o que trazem de eficiência para a gestão, relacionados à NGP. Expectou-se que os resultados da pesquisa corroborariam para que de fato as ferramentas digitais trouxessem eficiência de gestão universitária, no entanto, quando da análise e discussão de resultados, surgiu que isso pode não ser tão linear e a NGP pode não ser a solução gerencial mais assertiva para o cenário das universidades públicas.
-
Mostrar Abstract
-
Toda instituição pública tem por objetivo intrínseco e primeiro prestar serviços à sociedade em prol do bem comum. A administração pública brasileira atualmente se caracteriza por seguir o modelo da nova gestão pública, que preconiza a eficiência como uma das principais características da boa gestão. Sabendo que a eficiência organizacional pode ser representada pela interseção da tríade processos, tecnologia e pessoas e que a comunicação digital nada mais é que um processo baseado em tecnologia. Essa pesquisa se interessa nas ferramentas digitais de comunicação como artefatos poderosos de representação de eficiência e usa a UFPE como cenário para levantamento do fenômeno no panorama da gestão universitária. Apresentando como objetivo geral o de buscar quais contribuições efetivas trazem as ferramentas digitais da tecnologia da informação para comunicação organizacional na direção do incremento da eficiência da gestão universitária. Para tanto, foram estatuídos objetivos específicos, a fim de direcionar a pesquisa para responder à pergunta de pesquisa, como também foram exibidos os paradigmas que direcionaram a escolha do método survey, dos instrumentos de coleta e consequentemente da análise de dados. Foram aplicados questionários para os servidores da UFPE, obtendo-se 168 respostas válidas, gerando uma amostra que representa a população pretendida. Também foram feitas 10 entrevistas com servidores com cargos de gestão na UFPE, a fim de complementar os resultados dos questionários como também entender a perspectiva da gestão quanto ao uso das ferramentas de comunicação digital e o que trazem de eficiência para a gestão, relacionados à NGP. Expectou-se que os resultados da pesquisa corroborariam para que de fato as ferramentas digitais trouxessem eficiência de gestão universitária, no entanto, quando da análise e discussão de resultados, surgiu que isso pode não ser tão linear e a NGP pode não ser a solução gerencial mais assertiva para o cenário das universidades públicas.
|
|
15
|
-
HELDER CARAN FERREIRA DOS SANTOS
-
VARIANTES PARA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO CAMPUS AGRESTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: PROJEÇÕES A REBOQUE DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
-
Orientador : JAIRO SIMIAO DORNELAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE FELIPE DE ALBUQUERQUE FELL
-
JAIRO SIMIAO DORNELAS
-
ROSANE MARIA ALENCAR DA SILVA
-
Data: 31/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação se inscreve no rol de trabalhos acerca do uso de artefatos de tecnologia da informação e comunicação como suporte à participação social, tendo como pano de fundo o projetado Conselho Social do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando-se da estratégia do estudo de caso, a presente pesquisa teve como objetivo geral estimar as variantes para participação dos Conselheiros Sociais no Conselho Social do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco baseadas em tecnologia da informação e comunicação, na formulação e no acompanhamento de políticas sociais na gestão do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Para atingir o objetivo delineado, a pesquisa teve como opções metodológicas ser uma pesquisa inscrita na corrente pós-positivista, de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa e coletou dados por meio de documentos e de entrevistas. Posteriormente, os dados coletados foram analisados por meio de grade de análise para os documentos e de análise de conteúdo para as entrevistas. Como resultados, encontraram-se uma série de variantes de participação apoiadas em TIC, que vão desde o uso de videoconferências, até a utilização de formulário eletrônicos. Também de grande importância, foram listadas variantes sem suporte efetivo de TIC pela UFPE sendo o uso de ambientes de coworking, exemplo do que foi listado, sendo enfatizado que a universidade deve garantir os meios necessários à plena realização da tarefa de Conselheiro Social. Como regra geral, pareceu a esta pesquisa que ainda existe o sentimento de distanciamento entre a universidade e a sociedade e que, no que pese a importância relatada no uso das TIC para diminuir a distância entre essas duas instituições, o poder daquelas ferramentas apenas será concretizado se a instituição universitária se colocar em uma postura mais aberta à participação da sociedade em sua estrutura.
-
Mostrar Abstract
-
A presente dissertação se inscreve no rol de trabalhos acerca do uso de artefatos de tecnologia da informação e comunicação como suporte à participação social, tendo como pano de fundo o projetado Conselho Social do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Utilizando-se da estratégia do estudo de caso, a presente pesquisa teve como objetivo geral estimar as variantes para participação dos Conselheiros Sociais no Conselho Social do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco baseadas em tecnologia da informação e comunicação, na formulação e no acompanhamento de políticas sociais na gestão do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Para atingir o objetivo delineado, a pesquisa teve como opções metodológicas ser uma pesquisa inscrita na corrente pós-positivista, de natureza exploratória, a partir da abordagem qualitativa e coletou dados por meio de documentos e de entrevistas. Posteriormente, os dados coletados foram analisados por meio de grade de análise para os documentos e de análise de conteúdo para as entrevistas. Como resultados, encontraram-se uma série de variantes de participação apoiadas em TIC, que vão desde o uso de videoconferências, até a utilização de formulário eletrônicos. Também de grande importância, foram listadas variantes sem suporte efetivo de TIC pela UFPE sendo o uso de ambientes de coworking, exemplo do que foi listado, sendo enfatizado que a universidade deve garantir os meios necessários à plena realização da tarefa de Conselheiro Social. Como regra geral, pareceu a esta pesquisa que ainda existe o sentimento de distanciamento entre a universidade e a sociedade e que, no que pese a importância relatada no uso das TIC para diminuir a distância entre essas duas instituições, o poder daquelas ferramentas apenas será concretizado se a instituição universitária se colocar em uma postura mais aberta à participação da sociedade em sua estrutura.
|
|