Banca de DEFESA: KATHARINE GALDINO MAIA GOMES TURMINA

DISCENTE : KATHARINE GALDINO MAIA GOMES TURMINA
DATA : 31/08/2022
LOCAL: online (meet.google.com/txe-eivw-wuc)

Contribuições de ferramentas digitais da comunicação organizacional para uma gestão eficiente em instituições públicas: um exame na Universidade Federal de Pernambuco

Organizational Communication. Digital Communication. New public management. Efficiency.

Toda instituição pública tem por objetivo intrínseco e primeiro prestar serviços à sociedade em prol do bem comum. A administração pública brasileira atualmente se caracteriza por seguir o modelo da nova gestão pública, que preconiza a eficiência como uma das principais características da boa gestão. Sabendo que a eficiência organizacional pode ser representada pela interseção da tríade processos, tecnologia e pessoas e que a comunicação digital nada mais é que um processo baseado em tecnologia. Essa pesquisa se interessa nas ferramentas digitais de comunicação como artefatos poderosos de representação de eficiência e usa a UFPE como cenário para levantamento do fenômeno no panorama da gestão universitária. Apresentando como objetivo geral o de buscar quais contribuições efetivas trazem as ferramentas digitais da tecnologia da informação para comunicação organizacional na direção do incremento da eficiência da gestão universitária. Para tanto, foram estatuídos objetivos específicos, a fim de direcionar a pesquisa para responder à pergunta de pesquisa, como também foram exibidos os paradigmas que direcionaram a escolha do método survey, dos instrumentos de coleta e consequentemente da análise de dados. Foram aplicados questionários para os servidores da UFPE, obtendo-se 168 respostas válidas, gerando uma amostra que representa a população pretendida. Também foram feitas 10 entrevistas com servidores com cargos de gestão na UFPE, a fim de complementar os resultados dos questionários como também entender a perspectiva da gestão quanto ao uso das ferramentas de comunicação digital e o que trazem de eficiência para a gestão, relacionados à NGP. Expectou-se que os resultados da pesquisa corroborariam para que de fato as ferramentas digitais trouxessem eficiência de gestão universitária, no entanto, quando da análise e discussão de resultados, surgiu que isso pode não ser tão linear e a NGP pode não ser a solução gerencial mais assertiva para o cenário das universidades públicas.

Presidente - 1134459 - JAIRO SIMIAO DORNELAS
Interno - 395104 - PIOTR TRZESNIAK
Externo ao Programa - 1805696 - ROGERIO LUIZ COVALESKI
Notícia cadastrada em: 30/08/2022 16:00