Banca de DEFESA: ELIZABETH ALVES DOS SANTOS

DISCENTE : ELIZABETH ALVES DOS SANTOS
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Online (meet.google.com/htu-wkqo-hsm)

AS MEDIDAS RESTRITIVAS DURANTE A COVID-19 E O ACESSO AO INÍCIO DO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA: Um estudo realizado no Hospital das Clínica da Universidade Federal de Pernambuco

Câncer de mama, covid 19, medidas restritivas, estadiamento.

-

O câncer de mama é considerado um dos grandes problemas de saúde pública a ser enfrentado no contexto de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, com estimativa de 66.280 casos novos para cada ano do triênio 2020-2022. Em 2020 a pandemia Covid-19 deu início a um grande desafio para os sistemas mundiais de saúde, constituindo, segundo a OMS, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Estudo estatísticos revelaram que a probabilidade anual de ocorrência de epidemias extremas pode aumentar em até três vezes nas próximas décadas. Considerando que, o diagnóstico precoce do câncer de mama e que seu início de tratamento são fundamentais para o prognóstico e cura da doença, considerando ainda a geração de conhecimentos que forneçam suporte a gestores de serviços de saúde para ação em meio à pandemias são de indispensável importância, esse projeto teve como objetivo analisar de que forma as medidas restritivas impostas durante a pandemia de Covid-19 interferiram no acesso ao início do tratamento do câncer de mama no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Para tal, foi realizado um estudo descritivo numa abordagem quantitativa, com efeito comparativo para os anos de 2017 a 2020 a partir dos números de consultas, exames e procedimentos realizados para diagnóstico e tratamento do câncer de mama nos referidos anos. O resultado não revelou diferença significativa para o estadiamento do câncer de mama em mulheres diagnosticadas no ano de 2020 em comparação com os três anteriores. Houve redução para as demais variáveis estudadas para o ano de 2020 quando comparadas com os três anos anteriores com maiores reduções para os números de histopatológico e de consulta com uma redução de -78% e -55%, respectivamente. A redução de procedimentos e consultas necessários ao diagnóstico e início do tratamento do câncer de mama, no período de restrições impostas pela pandemia Covid-19 podem ser indícios de que os próximos anos vão revelar uma elevada demanda dos serviços especializados para esse tratamento.

Presidente - 2226467 - CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
Interno - 1207840 - DENILSON BEZERRA MARQUES
Externo à Instituição - RAIMUNDO MACIEL FEITOSA E CASTRO
Notícia cadastrada em: 30/08/2022 10:56