Banca de DEFESA: WELINGTON MOTHÉ DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WELINGTON MOTHÉ DE OLIVEIRA
DATA : 20/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: CIn
TÍTULO:

Proposta de uma Metodologia de Desenvolvimento Distribuído de Software para Instituições Federais de Educação


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Distribuído de Software. Institutos Federais de Educação do Brasil. Engenharia de Software Baseada em Evidências. Revisão Sistemática da Literatura.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Com a crescente utilização de sistemas computacionais a demanda por desenvolvimento e manutenção de software tem se tornado cada vez maior, sobrecarregando assim pequenas equipes centralizadas. O desenvolvimento de software tem evoluído de acordo com surgimento de novas tecnologias e a exigência do mercado cada vez mais globalizado, forçando muitas empresas a distribuir suas equipes de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar sua produtividade. Atualmente é possível listar muitos casos em que grandes empresas multinacionais deixaram de ter uma equipe centralizada para usufruir dos benefícios de múltiplas equipes trabalhando em países com fuso horários distintos e produzindo software de maneira ininterrupta. Porém apesar de muitos benefícios o modelo de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS) também traz um grau de complexidade muito maior, podendo levar a elevado custo ou a perda de produtividade se mal implantado. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de uma proposta de metodologia de DDS para um melhor desempenho de projetos no cenário dos Institutos Federais (IFs). A proposta foi fundamentada nos resultados de uma revisão sistemática da literatura, uma pesquisa ad-hoc da literatura e estudo de campo qualitativo e quantitativo baseado em dois formulários (Survey) executados em conjunto com reuniões virtuais. Neste sentido, a principal contribuição desta pesquisa é uma melhor taxa de sucesso dos projetos de desenvolvimento distribuído de software dos Institutos Federais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2133438 - ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - RAFAEL PRIKLADNICKI - PUC - RS
Presidente - 1807586 - VINICIUS CARDOSO GARCIA
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 15:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06