Banca de DEFESA: JOBSON TENORIO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOBSON TENORIO DO NASCIMENTO
DATA : 11/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente Virtual G-Suite
TÍTULO:

Promovendo a Autorregulação e a Autoeficácia de Estudantes de Computação na Abordagem PBL: A
Proposta da Ferramenta PBL StudentBoard para o Monitoramento do Progresso da Aprendizagem.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Computação. Aprendizagem Baseada em Proplemas (PBL).
Avaliação Autêntica. Autorregulação. Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA).


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Em pleno curso no mundo todo, a revolução digital é um fenômeno sem volta que afeta
a todos. Atualmente, vivenciamos um cenário preocupante de falta de profissionais da área de
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) capacitados para atender a demanda de um
mercado cada vez mais exigente. Para atender esse mercado, o modelo tradicional de
educação tem se mostrado ineficaz para promover, de forma significativa, habilidades que vão
além das adquiridas com conhecimento apenas técnico, tais como criatividade,
empreendedorismo, competências socioemocionais, entre outras. Parte importante de uma
solução para este problema é a adoção de abordagens de ensino inovadoras que façam dos
estudantes protagonistas de seu processo de aprendizagem.
No ensino de computação, a aprendizagem baseada em problemas (do inglês, PBL ou
Problem-Based Learning ) tem se destacado pelo seu equilíbrio entre o conteúdo e a prática, a
academia e o mercado profissional, trazendo clientes e problemas reais para fornecer um
ambiente de aprendizagem que proporciona aos alunos um envolvimento e uma consciência
real sobre os problemas que terão de enfrentar na profissão, desenvolvendo competências
(conhecimentos, habilidades e atitudes) relevantes para o mercado profissional e para o
convívio em sociedade. Dentre várias características dessa abordagem, este estudo tem como
foco a intencionalidade necessária por parte do aluno no PBL, trazendo responsabilidades pelo
seu aprendizado por meio de reflexão e planejamento sobre o que, como e por que aprender.
Nesse contexto, ainda existem muitos desafios a serem superados, dentre eles a dificuldade
de estimular a regulação e a autorregulação dos estudantes, o que levou a questão central de
pesquisa: Como aperfeiçoar o processo de avaliação em PBL aplicado a cursos de
computação, sob as perspectivas da autorregulação e da autoeficácia dos estudantes,
provendo uma solução de automonitoramento do progresso da aprendizagem que seja
útil e fácil de usar?
Assim, a partir da Design Science Research (DSR), esta pesquisa propõe uma solução,
chamada de PBL StudentBoard. Voltada principalmente para o estudante, essa solução é
baseada em um modelo de avaliação autêntica, que lhe permite monitorar o progresso da sua
aprendizagem por meio de uma interface concebida para dispositivos móveis e integrada ao
seu cotidiano. O monitoramento e automonitoramento levam a uma maior autoeficácia,
persistência e sucesso, pois sem monitoramento os alunos ficam em um estado de incerteza
sobre o quão bem estão aprendendo, impactando diretamente na efetividade da abordagem
PBL.
Como resultados dessa pesquisa, foi concebido um protótipo funcional da interface do
PBL StudentBoard, que pela avaliação de alunos e especialistas em PBL, atende às
expectativas, facilitando que os estudantes recebam feedbacks e monitorem seu aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELAINE HARADA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Interna - 1808687 - SIMONE CRISTIANE DOS SANTOS LIMA
Interno - 1807586 - VINICIUS CARDOSO GARCIA
Notícia cadastrada em: 11/04/2022 16:37
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