O VALOR DA MARCA PARA OS CLIENTES: um estudo de caso sobre a imagem da marca Dijolly
Imagem de marca, Prossumidores, Polo de confecções do Agreste, Marca Dijolly
Numa sociedade intitulada de consumo, as marcas adquiriram uma
importância relevante, por sua oferta de valor para organizações e para consumidores.
Para o marketing a criação de identidade de uma marca engloba envolvê-la em forte
carga simbólica e gerenciar a construção de sua imagem, e para o consumidor os
símbolos culturais lançados nessas narrativas norteiam e embasam suas vidas nos
espaços sociais, produzindo verdades, valores e identidades. Contudo, é reconhecida a
persistente disparidade entre os resultados pretendidos e obtidos pelas estratégias de
marketing, então causados pela negociação ativa desses sentidos pelo consumidor como
coprodutor de valor. No Agreste de Pernambuco, em meio a uma cultura de forte
posicionamento por preço, a marca Dijolly destaca-se suas estratégias efetuadas por
atributos. Seu crescimento para outros mercados nos indica a assertiva desse trabalho,
mas a literatura aponta que é muito pouco explorado os modos como os clientes
atribuem sentidos às marcas. Adotando um estudo de caso, nosso objetivo volta-se para
entender como os clientes significam a Dijolly a partir de suas campanhas criativas, uma
vez que a narrativa da marca é produzida por todos os envolvidos, sendo uma
construção cultural, coletiva e intermitente. Nossos resultados pretendem contribuir com
os estudos da abordagem da CCT sobre imagem de marca, e para as empresas do polo
de confecções do agreste pernambucano, no que tange ao fortalecimento de suas
estratégias de comunicação, evidenciando as vantagens do reposicionamento por
atributos.