O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E O [DES]ENVOLVIMENTO DO CONSUMIDOR: uma análise do processo relacional estabelecido entre consumidor e o serviço soundcloud.
Envolvimento do consumidor; SoundCloud; Culture
Consumer Theory; Cultura Material.
A globalização que se deu atrelada ao desenvolvimento tecnológico,
transformou a maneira como consumimos e nos relacionamos, uns com os
outros e também com as marcas. Nesse cenário, a demanda por serviços
como o de streaming tem crescido consideravelmente, sendo a SoundCloud
uma das primeiras e talvez a principal plataforma colaborativa de acesso
musical no mundo. Essa tem se destacado por permitir a integração entre
usuários e produtores e, além de ser um ambiente reprodutor de áudios,
veicula remixagens, playbacks, podcasts, compilações e produções
independentes. Contudo, estudos brasileiros indicaram que ele tem perdido
clientes para os serviços concorrentes. A questão envolve o interesse do
consumidor pelo produto ou serviço, capaz de promover o apego pelo mesmo.
Essa questão é tratada pelo marketing por meio do conceito de envolvimento
do consumidor, ocupando um papel relevante na literatura da área.
Reconhecendo a cultura como um aspecto central nos processos de consumo,
esse estudo se apoiou na abordagem da Culture Consumer Theory - CCT, uma
visão alternativa de estudos do consumidor, e propôs compreender como o
próprio consumidor significa seu envolvimento com a plataforma SoundCloud.
Para tanto, em um estudo de caráter qualitativo e interpretativista, procedemos
a dezessete entrevistas em profundidade com consumidores da plataforma e
apoiamo-nos em uma análise de discurso funcional. Nossos resultados
apontaram para três linhas de significados: um baixo interesse pelas ofertas do
serviço, um apego saudosista ligando os usuários ao serviço e uma valorização
do envolvimento com o grupo dos usuários, ligação com enorme relevância no
campo discursivo. O valor dado à interação com os outros usuários nos ajudou
a aprofundar o entendimento das outras duas linhas de sentido, pois sendo o
consumo uma atividade ou fenômeno essencialmente complexo, cultural e
coletivo, ele serve aos participantes como meio de construção de si perante os
espaços sociais que frequentam. Aqui revelamos como os aspectos
socioculturais, simbólicos e experienciais são essenciais para as relações de consumo e, consequentemente, para o estabelecimento de uma relação afetiva entre o consumidor e a marca.