Banca de DEFESA: LORENA DE OLIVEIRA RAMOS DELFINO

DISCENTE: LORENA DE OLIVEIRA RAMOS DELFINO
DATA : 03/05/2024
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/iag-jexb-pgv

“EU SOU UMA MARCA”: UMA ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DA IMAGEM, SACRIFÍCIO PERCEBIDO E AUTENTICIDADE DE INFLUENCIADORAS DIGITAIS DE MODA DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Influenciadores digitais, mídias sociais, moda, autenticidade, gerenciamento de imagem, sacrifício.

A problemática desta dissertação foi desenvolvida, ao se considerar que, à medida que os
profissionais de influência digital ganham um relevante número de seguidores, passam a atuar
como endossantes de produtos e marcas; profissionalizando suas atividades de exposição e
construção de conteúdo nas mídias. Essa conquista pode ocasionar uma certa tensão de imagem,
estabelecendo a necessidade de um gerenciamento da marca humana com o intuito de gerar
para seu público uma imagem positiva e verdadeira. Logo, em prol de autenticidade,
influenciadores(as) digitais (Social Media Influencers – SMIs) administram suas imagens,
podendo realizar algumas ações sacrificantes em interesse de um benefício maior. Por isso, a
presente pesquisa visou compreender como as influenciadoras digitais de moda do Agreste
pernambucano gerenciam suas imagens, por meio de ações sacrificantes, em busca de
autenticidade. A Moda foi escolhida, pois orienta (re)construções de imagens e atua nos e com
os influenciadores digitais, estando realçada a partir do vestuário, elemento central na economia
da Região selecionada pela pesquisa – o Agreste de Pernambuco. Ademais, este trabalho
selecionou mulheres como sujeitos de pesquisa ao reconhecer a predominância do sexo
feminino na profissão de SMIs. Visando alcançar respostas às questões estabelecidas, esta
pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa, por meio de quatorze influenciadoras digitais,
divididas nas categorias: nanoinfluenciadoras e microinfluenciadoras. Duas técnicas de construção de dados foram adotadas: as entrevistas com as influenciadoras e a observação não-participante das postagens presentes no perfil do Instagram das entrevistadas. Para os textos oriundos das entrevistas, a Análise Temática foi selecionada como técnica de investigação, originando códigos e temas que possibilitaram a discussão dos achados. Já as postagens, com suas imagens e textos, foram analisadas pela Análise Semiótica da Imagem Parada. Os resultados demonstraram que as influenciadoras digitais adotam como objetivo recompensadordas ações sacrificantes gerar a percepção de autenticidade em seu público. Assim, o conteúdo desenvolvido deve passar credibilidade às pessoas, refletindo a ética profissional e a responsabilidade dessas emissoras de mensagens, de modo a atuarem como canal de comunicação para marcas e formadoras de opinião para sua audiência. Além disso, observou-se que o cenário da moda é propício para a disseminação da influência, tornando-se um meio orgânico para a propagação de conteúdo. Ademais, as influenciadoras reconheceram a autenticidade como característica necessária na profissão que atuam, relatando uma autenticidade transparente e apaixonada, descrita na literatura como absoluta, e vista pela pesquisadora como intuitiva. Ainda, observou-se que as SMIs apresentam níveis distintos de gerenciamento de imagem, adotando um conteúdo menos planejado e estruturado para se exporem como marca humana e um conteúdo mais gerenciado dos endossos, de modo a garantir congruência. Por fim, percebeu-se que existem elementos sacrificiais na profissão de influênciadigital e esses elementos – benéficos e maléficos, foram divididos em duas esferas: penosa, exposta especialmente a partir dos riscos e perdas vinculadas à cultura do cancelamento e dacomparação, e conchegativa, vinculada às motivações intrínsecas de influência geradoras desatisfação. A partir disso, esta pesquisa contribuiu para o entendimento da influência digital de moda na região agreste de Pernambuco numa nova perspectiva do gerenciamento de imagem dessas profissionais em busca de auntenticidade, com todas as benesses e angústias da profissão.

Interna - 1670188 - CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
Externa à Instituição - ELISABETE DA ANUNCIAÇÃO PAULO MORAIS
Presidente - 1361593 - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 14:19