Banca de DEFESA: DIEGO RAFAEL FREITAS BERENGUER

DISCENTE : DIEGO RAFAEL FREITAS BERENGUER
DATA : 26/08/2022
LOCAL: Pós graduação em Saúde Translacional

PET/CT COM 18F-FDG NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CARDIOTOXICIDADE POR QUIMIOTERÁPICO: AVALIAÇÃO DO MELHOR LOCAL PARA OBTENÇÃO DO ÍNDICE SUV CARDÍACO

Cardiotoxicidade. PET/CT. Captação miocárdica. Sítios cardíacos, reprodutibilidade.

O diagnóstico da cardiotoxicidade tem sido um desafio na rotina do médico oncologista. Os métodos diagnósticos da atualidade não são capazes de detectar essa condição clínica com a precocidade necessária. Nesse contexto, estudos indicam que o 18F-FDG PET/CT é um exame complementar que pode identificar a cardiotoxicidade com uma maior precocidade. Dessa forma, pode-se iniciar as medidas de cardioproteção mais cedo, melhorando as chances de aumentar a sobrevida dos pacientes. Objetivo: Avaliar o comportamento do valor de captação padronizado (SUV) do radiofármaco 18F-FDG antes, durante e após quimioterapia (QT) em diferentes sítios cardíacos, bem como medir o grau de reprodutibilidade para o método no contexto do acompanhamento do tratamento oncológico. Materiais e Métodos: Coorte retrospectiva com inclusão de pacientes com linfoma que realizaram PET/CT com 18F-FDG antes, durante e/ou após QT. Foi avaliado o comportamento da captação através dos SUVs médio e máximo em quatro sítios cardíacos e em sítios controles na aorta e fígado. Vinte exames foram randomizados para análise da reprodutibilidade por dois examinadores que eram cegos para os resultados um do outro. Cada um deles fez a avaliação em um segundo momento para elucidação da reprodutibilidade intra-observador. Resultados: Observou-se importante elevação dos SUVs em todos os sítios cardíacos nos momentos ínterim e final (pós-término da QT) quando comparados com os SUVs pré-QT. A parede livre de VE foi a região cardíaca com maior aumento na captação de 18F-FDG. Quanto à reprodutibilidade, foi possível verificar resultados substanciais para a confiabilidade da mensuração dos SUVs, tanto intra quanto inter-observadores. Conclusões: A captação cardíaca de 18F-FDG aumentou ao longo da QT, sendo a parede livre do VE o local com maior aumento.  A reprodutibilidade do método se mostrou com elevados valores de correlação intra e interobservadores.

Externa ao Programa - 2435607 - ANDREA BEZERRA DE MELO DA SILVEIRA LORDSLEEM
Presidente - 2678968 - DINALDO CAVALCANTI DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 4315699 - MARIA INES REMIGIO DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 26/07/2022 18:19