CRIATIVIDADE ABERTA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GERAÇÃO DE IDEIAS COM PARCEIROS EXTERNOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Criatividade Aberta; Redes; Inovação; Colaboração; Porto Digital.
A criatividade ocupa um papel importante diante do cenário econômico atual, que exige inovação constante para adequar-se às demandas do mercado. Uma vez que a criatividade é o primeiro passo para uma gestão da inovação bem sucedida, já que sem novas ideias não há inovação, também é necessário gerir o potencial criativo das organizações a fim de desenvolvê-lo e aprimorá-lo. A criatividade é um fenômeno social e uma gestão eficiente é resultado de um esforço coletivo, que envolve a participação de uma rede de indivíduos e/ou organizações em que os criativos estão inseridos. Dessa forma, na busca por inovação, as organizações estão buscando cada vez mais participar de iniciativas abertas, desenvolvendo parcerias que vão além dos limites das empresas. Tal abertura possibilita o acesso a novos conhecimentos e expertises resultando em mais e melhores ideias. Nesse sentido, este estudo objetivará entender como ocorre a Criatividade Aberta no contexto organizacional e compreender quais os elementos estimulam ou inibem o seu desenvolvimento. Buscando alcançar esse objetivo foi feito um levantamento teórico acerca das bases conceituais da criatividade aberta, são eles: a criatividade, a atuação em rede e capital social, a colaboração e a inovação aberta; com o intuito de ampliar a compreensão do fenômeno da criatividade aberta. Adiante será desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, do tipo de estudo de caso múltiplos. As fontes de dados a serem utilizadas serão entrevistas semiestruturadas e documentos que serão coletados a partir da experiência de empresas participantes das iniciativas de inovação aberta promovidas pelo OIL, iniciativa do Porto Digital da cidade do Recife. Pretende-se com os achados compreender como ocorre o fenômeno da Criatividade Aberta no contexto organizacional e, a partir de seus resultados, poder oferecer alternativas que possam vir a ampliar o potencial criativo das empresas e consequentemente contribuir com o processo de inovação.