Banca de QUALIFICAÇÃO: VITÓRIA EDUARDA PEDROSA AVELINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITÓRIA EDUARDA PEDROSA AVELINO
DATA : 28/04/2023
LOCAL: online google meet
TÍTULO:

COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE MULHERES E CAPACIDADES DINÂMICAS EM PEQUENAS CAFETERIAS EM RECIFE – PE


PALAVRAS-CHAVES:

empreendedorismo feminino; competências empreendedoras; capacidades dinâmicas; cafeterias.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

O projeto analisa a importância crescente das mulheres no empreendedorismo no Brasil e seus desafios. Aborda duas vertentes de análise do empreendedorismo: economicista e comportamental. O estudo tem como objetivo analisar a relação entre as competências empreendedoras das proprietárias e as capacidades dinâmicas das cafeterias em Recife-PE para alcançar vantagem competitiva.

Para tanto, o referencial teórico discute empreendedorismo, enfatizando o empreendedorismo feminino e o papel das mulheres no processo. Aborda também as competências empreendedoras, que englobam habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o sucesso em atividades empreendedoras, apresentando diversos modelos e conceitos. Adicionalmente, o estudo explora capacidades dinâmicas, habilidades que permitem às empresas adaptarem-se às mudanças no ambiente de negócios, classificando-as em diferentes tipos. Por fim, analisa a vantagem competitiva, que consiste na capacidade de uma empresa superar seus concorrentes, discutindo a evolução do conceito e sua relação com a gestão feminina no contexto empresarial.

A metodologia aborda a construção do fazer científico e a escolha da abordagem qualitativa para o estudo em questão. O estudo foca em múltiplos casos de cafeterias administradas por mulheres, que possuam vantagem competitiva sustentada no mercado pernambucano e façam parte da ASCAPE. A pesquisa visa investigar as competências dessas empreendedoras. Os métodos de coleta de dados incluem entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise de conteúdo será empregada na análise dos dados, com o apoio do software Atlas.ti. A análise seguirá três passos: descrição, inferência e interpretação (Bardin 2016), proporcionando rigor científico ao estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JULIANA MEDAGLIA SILVEIRA
Presidente - 2364005 - VIVIANE SANTOS SALAZAR
Interna - 2478100 - YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
Notícia cadastrada em: 19/04/2023 08:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09