Banca de DEFESA: MARCOS TAVARES DE MELO JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS TAVARES DE MELO JÚNIOR
DATA : 29/06/2023
HORA: 15:30
LOCAL: google meet - online
TÍTULO:

A EXPERIÊNCIA NO DESTINO TURÍSTICO PORTO DE GALINHAS-PE: Uma análise através dos construtos da experiência turística memorável.


PALAVRAS-CHAVES:

Experiência turística memorável, experiência, memória, destinos turísticos.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

A experiência nos destinos turísticos é um fator essencial de fidelidade dos visitantes, onde essa experiência está constantemente influenciada por fatores emocionais e humanos, gerando assim uma memória associada à viagem. Quando a experiência turística é positiva existe a intenção de revisitar e uma propaganda boca-a-boca positiva para familiares e amigos; quando a experiência é negativa, o sentimento é oposto. Este estudo tem como objetivo analisar a experiência turística no destino turístico de Porto de Galinhas-PE através dos construtos da experiência turística memorável, um destino turístico consolidado no estado de Pernambuco que recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano de acordo com dados do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau. O perfil da pesquisa é exploratório, através de um estudo de caso de caráter quantitativo, investigado por meio de um Survey aplicado na população brasileira com pessoas de 18 a 70 anos que já visitaram o destino turístico de Porto de Galinhas. Foram colhidas 434 respostas conclusivas. O estudo foi feito com base nos construtos da experiência turística memorável adaptado à realidade do objeto de estudo chegando a oito construtos: Local, Cultura, Relação com companhias, Relação com Turistas, Relação com Agentes Locais, Novas Experiências, Emoções com a viagem e Simbologia da viagem. Os construtos Local, cultura e relação com companhias são construtos predecessores da viagem e que influenciam na decisão do destino, enquanto relação com agentes turistas, relação com agentes locais, novas experiências e emoções com a viagem são construtos que são experienciados durante a viagem, enquanto todos juntos no final geram a simbologia da viagem que é o construto formado ao final da viagem gerando a percepção da imagem do destino e da experiência. Na análise dos dados feito pelo sistema SPSS, antes do processo de validação das variáveis observáveis, foram realizados os testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), de adequação das amostras, o Teste de Esfericidade de Bartlett, os quais indicam se as variáveis se encontram correlacionadas e o Alfa de Cronbach que fez a análise de confiabilidade dos construtos. A análise fatorial confirmatória (AFC), foi utilizada para avaliar a associação dos fatores entre si. Para a utilização da regressão linear múltipla, inicialmente, realizou-se a análise da matriz de Correlação de Pearson todos conseguindo coeficientes acima do aceitável.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3884950 - ANDERSON GOMES DE SOUZA
Interno - 1631602 - ANDRE FALCAO DURAO
Externo à Instituição - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Notícia cadastrada em: 22/06/2023 11:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01