Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLA RAYANA SOUSA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLA RAYANA SOUSA FARIAS
DATA : 28/04/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE RIBEIRINHA ACERCA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NA BARRAGEM PIRAPAMA E CRIAÇÃO DE PODCASTS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Rio Capibaribe. Pescadores Artesanais. Poluição Hídrica. Serviços Ecossistêmicos.

A percepção ambiental é hoje uma ferramenta que funciona para permitir a sensibilização do indivíduo, possibilitando às pessoas uma mudança de hábitos e ações acerca do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho visa detectar a percepção de moradores próximos a barragem: Pirapama. O rio Pirapama fica localizada no Cabo de Santo Agostinho, PE (zona da Mata), com capacidade de acumular 61 milhões de metros cúbicos de água. Portanto, a demanda socioambiental do produto é levar à prática da reflexão da poluição das águas nas barragens, onde a educomunicação faça a mobilização e desperte interesse entre estudantes e educadores para a formação da consciência ambiental. A finalidade deste produto leva a uma didática de ensino com as criações de “podcasts” por estudantes, professores e comunidade próxima à barragem. Os objetivos são: promover acesso e conhecimento sobre o histórico das barragens e como a mesma se encontra atualmente; analisar a percepção ambiental sobre a poluição hídrica da barragem; e promover a interdisciplinaridade envolvendo os docentes de diversos componentes curriculares para contribuírem com diferentes olhares acerca do tema. A elaboração do produto consiste na coleta de dados realizada por meio de entrevistas, questionários semiestruturados, anotações e gravações com os residentes próximos à barragem e desenvolvimento de uma série de podcasts com estudantes em sala de aula da escola de referência EREM Desembargador Antônio da Silva Guimarães localizada na cidade de Pontezinha, em Pernambuco. A criação dos podcasts foi pensado no sentido de inclusão deste recurso tecnológico de grande potencial pedagógico, muito flexível e de fácil acesso. A série de podcasts serão divulgados no instagran da escola, YouTube e todas as plataformas de Podcasts. Os resultados esperados se dão pela efetivação da aprendizagem no que concerne ao meio ambiente e poluição das águas, a consciência do indivíduo para com o meio ambiente, e ampliação da visão sobre os serviços ecossistêmicos e as questões ambientais diante das interações antrópicas.

Externa à Instituição - KATIA VIANA CAVALCANTE
Presidente - 1296119 - JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
Interna - 008.332.134-90 - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFPE
Notícia cadastrada em: 11/04/2022 15:06