Banca de DEFESA: LIVIA DE MORAES PEREIRA

DISCENTE : LIVIA DE MORAES PEREIRA
DATA : 23/02/2022
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL

Qualidade de vida docente: ferramentas para o autocuidado

qualidade de vida; bem-estar docente; transformação social.

Vários plexos contribuem para o trabalho do professor, profissão que apresenta grande responsabilidade e importância social. Em condições coerentes de estrutura e de saúde para o trabalho, lidam de forma comprometida com o seu lecionar, deixando um legado imensurável para as próximas gerações. Ser professor é trabalhar persistência, resiliência, entusiasmo, verdade e criatividade. Mas, para um trabalho efetivo é necessário a busca salutogênica diariamente. Com o intuito de trabalhar com a saúde física, psíquica e emocional dos professores de todos os níveis da educação, tanto da rede pública quanto da privada, foi realizado um diagnóstico online a fim de construir uma plataforma contendo atividades, informações, conteúdos, cursos e encontros que auxilie na qualidade de vida e no bem-estar dos professores. O diagnóstico e os resultados do trabalho foram realizados no período da pandemia, ocasionado pela COVID-19. Os professores foram convidados, via whatsapp e facebook, a responder um questionário no Google Formulário com 36 perguntas sobre os temas acima. Recebemos respostas de 118 professores (75.22% do gênero feminino), sendo 78 da rede pública, 31 da rede particular, 9 de ambas as redes. Ansiedade, agitação, falta de relaxamento (tensão), fadiga, insônia, pressões dos pais, desvalorização social, falta de material adequado, ausência de um ambiente escolar estruturado e saudável, salários baixos e incompatíveis com a carga e responsabilidade do trabalho, falta de tempo para uma boa alimentação e hábitos mais saudáveis (como exercícios físicos) são alguns contextos diários e desafios relatados pelos participantes. Há uma harmonização entre as atividades pessoais e de trabalho quando o participante se encontra realizado e contente com a sua profissão e local de trabalho. Existe, na maioria dos participantes, uma relação com a despersonalização/desrealização pessoal e a falta de envolvimento com o trabalho, causando uma exaustão emocional. A pandemia trouxe medo e insegurança para alguns participantes, por outro lado, para outros trouxe maior organização e disponibilidade de tempo, favorecendo a realização de hábitos mais saudáveis. Observa-se que quando a emoção e a mente se encontram saudáveis, os hábitos e a saúde física acompanham o mesmo ritmo, mesmo com os efeitos da pandemia e as dificuldades escolares, conseguindo administrar melhor o tempo e suas escolhas. Esses resultados foram usados para a criação da plataforma: https://autoeducar.wixsite.com/autoeducar. São apresentadas atividades (as quais foram sugeridas pelos próprios participantes) como yoga, meditação, cursos, encontros, entre outras atividades, colaborando para a saúde física, emocional e mental dos professores. As atividades propostas visam trabalhar de forma integral no homem, tendo como inspiração a trimembração da filosofia antroposófica. Assim, esperamos contribuir para uma melhoria da qualidade da educação, a partir da valorização dos professores, alcançando os objetivos emergenciais para uma verdadeira transformação social.

Presidente - 1516401 - CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
Externa à Instituição - GILVANEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA
Interna - 008.332.134-90 - VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA - UFPE
Notícia cadastrada em: 10/02/2022 17:05