MangueSense: Gamificação como ferramenta de ensino-aprendizagem para a proteção de zonas costeiras
Educação Ambiental. Gamificação. Ecossistemas Costeiros. Sustentabilidade.
A rápida evolução tecnológica tem exercido um impacto significativo sobre as sociedades contemporâneas. No entanto, importantes desafios persistem, tais como a preservação do meio ambiente e a promoção de uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa. Nas últimas décadas do século XXI, as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm sido cada vez mais integradas ao contexto educacional, especialmente através de metodologias ativas, entre as quais se destaca a gamificação. Como estratégia educacional, a gamificação melhora o engajamento, a autonomia e o senso de responsabilidade pela própria aprendizagem por parte dos aprendizes, o que estimula a criatividade e habilidades como liderança e colaboração. Este estudo se propõe a investigar como a gamificação pode contribuir para experiências significativas de ensino-aprendizagem nas Ciências Ambientais. Desse modo, desenvolveu-se um e-book, denominado MangueSense, direcionado ao uso e ao design da gamificação na educação como estratégia para a preservação e o uso sustentável das zonas costeiras. O modelo, a ser implementado na Escola Municipal Poeta Castro Alves, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, foi avaliado por professores da Educação Básica. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os princípios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o estudo aborda especificamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4 - Educação de qualidade; ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima; ODS 14 - Vida na água; e ODS 15 - Vida terrestre. O produto educacional foi validado por docentes da Educação Básica, mediante formulário que se baseou nos critérios de avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Levando-se em consideração as respostas apresentadas, o Produto Técnico e Tecnológico MangueSense obteve uma avaliação satisfatória. Por conseguinte, tal recurso de ensino-aprendizagem se mostrou um instrumento eficiente para o Ensino Fundamental, no que se refere à Educação Ambiental com vistas à preservação e manejo sustentável das zonas costeiras.