Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMILDO DOS SANTOS FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMILDO DOS SANTOS FREITAS
DATA : 05/03/2024
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - GOOGLE MEET

PROJETO PILOTO DE AQUAPONIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA AS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Aquaponia; Ensino Médio; Tecnologias Sustentáveis; Divulgação Científica; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Esta pesquisa teve como finalidade investigar como o Projeto Piloto de Aquaponia – apresentado como uma proposta pedagógica da disciplina de geografia para 8º ano – pode construir um espaço de aulas práticas mais interativas para as abordagens de sustentabilidade no ensino básico. Dessa forma, a composição da análise se estrutura a partir dos seguintes objetivos específicos: a) observar como a aplicação das tecnologias sustentáveis nas aulas de geografia podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes; b) verificar como o processo de aquaponia pode ser efetivo no ensino básico para um melhor aprendizado sobre produção de alimentos; c) investigar como as atividades de produção em aquaponia pode elevar o saber acadêmico do estudante às práticas de divulgação científica. Para isso, os pressupostos teóricos adotados baseiam-se na defesa de Lima, Bastos, Montegner e Borges (2015); Dos Santos (2011), bem como Alves (2020) para abordar aspectos da linguagem da divulgação científica. Os caminhos metodológicos para este estudo partiram da pesquisa de campo, com base nos conceitos da pesquisa qualitativa. Com isso, foram analisadas duas escolas da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes (PE), aplicando aulas práticas por meio de um planejamento denominado Projeto Piloto de Aquaponia (PPA). O trabalho, portanto, teve como facilitador o processo de aquaponia, modalidade de produção de alimento que resulta da interligação entre a aquicultura e a hidroponia, adotando para isso o desenvolvimento de projetos, atividades interdisciplinares, bem como a exposição do PPA em espaços de divulgação científica, como Feira de Conhecimento, Agrinordeste e Experiências Exitosas da Educação Quilombola de maneira que atingisse os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Educação de qualidade (objetivo 4) e consumo e produção responsáveis (objetivo 12). Os resultados deste estudo indicam que, ao aplicar o PPA, houve uma integração efetiva entre o espaço escolar e a comunidade na busca pelo conhecimento científico. Contudo, o espaço para uma linguagem acadêmica em sala de aula ainda é bastante reduzido, necessitando do profissional da educação uma constante reformulação das suas práticas pedagógicas.

Presidente - ***.372.154-** - MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA - UFPE
Externa à Instituição - MARILIA REGINA COSTA CASTRO - IFPE
Interno - 1839345 - OTACILIO ANTUNES SANTANA
Notícia cadastrada em: 25/02/2024 16:16